segunda-feira, 1 de julho de 2013

De novo? Após Libertadores, Mundial e Brasileiro, Ceni luta por mais um tri

Rogério Ceni (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ceni será titular do Tricolor contra o Corinthians
na quarta (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

O São Paulo inicia na quarta-feira a disputa pelo terceiro título da Recopa. Para passar pelo rival Corinthians e arrebatar mais uma taça internacional, que reúne os campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana, nada mais óbvio do que recorrer a quem entende de tri. E ninguém do atual elenco tricolor sabe mais disso do que Rogério Ceni.

Principal referência dos torcedores no clube, o goleiro esteve presente nas principais conquistas do São Paulo nos últimos anos. Foi capitão nos terceiros títulos da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes, em 2005. Na sequência, levantou três vezes seguidas o Campeonato Brasileiro. O desafio, agora, é erguer o tricampeonato da Recopa (o Tricolor levantou os dois primeiros canecos em 1993 e 94).

Na primeira vez, o time paulista encarou o Cruzeiro, em jogo marcado pela confusão de calendário. Sem datas, São Paulo e Raposa duelaram em 25 de setembro de 93, em jogo válido também pelo Brasileirão daquele ano - a partida terminou sem gols. Na volta, mais um 0 a 0 e vitória tricolor nos pênaltis, por 4 a 2. Enquanto Ceni era reserva, Zetti brilhava ao defender um pênalti do então jovem Ronaldinho, que mais tarde seria o Fenômeno.

No ano seguinte, o São Paulo ganhou os títulos da Libertadores e da Supercopa, o que, por si só, daria a taça da Recopa automaticamente. O clube do Morumbi, porém, aceitou disputar uma partida contra o Botafogo, que era o atual campeão da Copa Conmebol. Em jogo único disputado no Japão, o Tricolor venceu os cariocas por 3 a 1, gols de Leonardo, Guilherme e Euller. Rogério Ceni, novamente, foi reserva de Zetti.

- Estava no banco nas duas decisões, mas me lembro bem especialmente da partida em Kobe, no Japão. São títulos curtos, mas que contam para o currículo de qualquer atleta e para o torcedor celebrar Será uma final importante, porque é uma competição internacional e teremos um rival tradicional. Vamos em busca desse título e, independentemente das dificuldades, precisamos vencer - afirmou o camisa 1, ao site oficial do São Paulo.

Bicampeão como reserva, Rogério Ceni teve a chance de erguer o título da Recopa em 2006, mas não teve sucesso na empreitada. Campeão da Libertadores do ano anterior, o São Paulo enfrentou o Boca Juniors, vencedor da Sul-Americana, e perdeu em duas partidas: 2 a 1 em Buenos Aires e 2 a 2 na capital paulista.

São Paulo e Corinthians iniciam a disputa pela conquista da Recopa nesta quarta-feira, no Morumbi, às 21h50m - o GLOBOESPORTE.COM transmite a partida em Tempo Real, com vídeos. A segunda partida acontece no dia 17 de julho, no Pacaembu.

Rogerio Ceni, São Paulo, Libertadores 2005 (Foto: Agência Reuters)Goleiro tricolor ergue a taça Libertadores, obsessão são-paulina, em 2005 (Foto: Agência Reuters)