sexta-feira, 20 de julho de 2012

Luis Fabiano vê "coisa feia" e clube corre por reforços do exterior

Juvenal Juvêncio gosta de se gabar da reformulação que promoveu no São Paulo para este ano, com nove contratações até agora. Em campo, porém, o time parou nas semifinais do Paulista e da Copa do Brasil, Emerson Leão foi demitido e a torcida pressiona. Luis Fabiano avisa que a "coisa está feia". E a diretoria corre para acertar ainda nesta sexta-feira com até dois nomes do exterior - como foi prometido pelo presidente no início do mês.

O período para contratações vindas de fora acaba às 19 horas (de Brasília), e há uma certeza na diretoria de futebol de que alguém será anunciado até lá. Com o meia Dudu, indicado por Ney Franco e que está no Dínamo de Kiev, as negociações esfriaram. Existia ainda uma esperança em relação a Rafael Sobis, mas o Fluminense, segundo o empresário do atacante, se acertou com o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos.

Os dirigentes, entretanto, alegam ainda contar com a contratação de ao menos um jogador que, por enquanto, segue com o nome mantido em sigilo. Luis Fabiano, capitão do time, só espera que não seja mais um jovem. "Falta experiência. Não adianta tampar o sol com a peneira", disse o centroavante logo após a derrota para o Vasco, na quarta-feira."A coisa está feia, a pressão é grande e daqui para a frente vai ser assim. Quando perdermos, vamos ser escrachados e xingados porque não ganhamos a Copa do Brasil", avisou o camisa 9, um dos que admitem a cobrança maior após Santos, Corinthians e Palmeiras já terem sido campeões neste ano - o Tricolor não levanta uma taça desde o Brasileiro de 2008.

Para o início desta temporada, chegaram Paulo Miranda, Edson Silva, Douglas, Bruno Cortez, Fabrício, Maicon e Osvaldo. Após os fracassos no primeiro semestre, Juvenal, que considera ter montado um elenco competitivo, demitiu Leão, negociou Fernandinho e Piris - disputado por Roma e Sevilla -, deve abrir mão de Paulo Miranda e Bruno Uvini, tem recusado ofertas por Lucas e contratou Rafael Toloi e Ney Franco.

A esperança é de que dois jogadores vindos do exterior ajudem, pelo menos, na classificação para a Libertadores do ano que vem, o que ainda é possível se o clube ficar entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro ou conquistar a Copa Sul-americana. Luis Fabiano, que conhece o elenco, insiste: que venham atletas maduros.

"Não adianta querer criar fantasma. É difícil. O time inteiro está abaixo do esperado. Esperamos que melhore muito, mas, mesmo com trabalho, ainda falta muita coisa. Não adianta, não adianta... Falta experiência", reforçou.