terça-feira, 31 de julho de 2012

Prometendo títulos, Paulo Assunção diz que vai ajudar defesa do Tricolor

O São Paulo apresentou nesta segunda-feira seu único reforço vindo do exterior nesta janela de meio de ano. Paulo Assunção, que estava no Atlético de Madrid (ESP), assinou com o clube por um ano. Primeiro volante com caracteristicas defensivas, o novo camisa 12 do Tricolor promete títulos e ajudar a zaga.

- Sou um volante que gosta de jogar à frente dos zagueiros. Vou procurar trancar mais a defesa para dar liberdade para os outros jogarem. No Palmeiras, eu consegui ganhar uma Copa do Brasil (1998), mesmo jogando pouco. E quero conseguir pelo menos um título no São Paulo - afirmou.

Paulo Assunção veste a camisa do São Paulo (Foto: Miguel Schincariol / www.saopaulofc.net)Paulo Assunção veste a camisa do São Paulo (Foto: Miguel Schincariol / www.saopaulofc.net)

Com 32 anos, Paulo Assunção iniciou a carreira no Palmeiras, jogou no Porto, no Nacional da Madeira, no AEK Atenas e estava no Atlético de Madrid. Quando chegou ao clube espanhol, o volante também prometeu títulos e conseguiu. Foram duas Ligas das Europa e uma Supercopa.

- Tive sorte em todos os clubes onde passei. Quando eu fui para o Atlético, eu prometi títulos. Fazia 48 anos que não ganhava nada. Tomei uma dura da minha esposa quando falei isso e sai de lá com três títulos - ressaltou.

Na Europa desde 2002, jogador e clube preferiram fazer um contrato mais curto para aguardar a readaptação do jogador. Caso haja interesse, as partes podem prorrogar o vínculo. O nome do atleta ainda não apareceu no BID (boletim informativo diário) da CBF. Portanto, ele ainda não está liberado para fazer a estreia pelo São Paulo. Apenas isto o impede de atuar.

- Já estava treinando. Fiz a pré-temporada com o Atlético de Madrid. Estou me adaptando ainda, mas estou pronto para jogar - disse.

Paulo Assunção está treinando com o grupo desde a semana passada. Nesta segunda-feira, ele fez o trabalho de campo com os jogadores que não participaram da vitória diante do Flamengo, no domingo, por 4 a 1.

Saída conturbada no Porto

A saída do Porto, em 2008, não foi das mais tranquilas. Com um contrato de cinco anos e já há quatro no clube, o volante decidiu que era o momento de procurar novos ares. Por isso, ele pediu para deixar a equipe. Parte da torcida, descontente com a decisão do brasileiro, fez ameaças a ele. Mesmo assim, ele fala com naturalidade do caso.

- Teve uma ameaça, falaram que dariam um tiro no meu joelho. Mas acho que não foi a torcida do Porto, foi alguém que queria aparecer, eles gostavam muito de mim. Eu sempre jogava bem, foram uns dois ou três que me ameaçaram. Mas foi tudo resolvido – disse.

O novo reforço do São Paulo guarda ótimas recordações da equipe portuguesa.

- A época que passei no Porto foi muito bonita. Fiz tudo, ganhei muitos títulos. Tinha um contrato de cinco anos, mas teve o momento de sair. A torcida não aceitou. Creio que isso é ruim, jogador tem que estar tranquilo para jogar e tem o direito de decidir o que quer fazer da carreira - finalizou.

Paulo Assunção ao lado do diretor Adalberto Baptista em sua apresentação no São Paulo (Foto: Gustavo Serbonchini / GLOBOESPORTE.COM)Paulo Assunção usará a camisa 12 no novo clube (Foto: Gustavo Serbonchini / GLOBOESPORTE.COM)