quinta-feira, 5 de julho de 2012

São Paulo busca igualar sequência de jogos sem sofrer gols em casa

Denis treino São Paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Denis, goleiro do São Paulo, não é vazado há cinco
partidas no Morumbi (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

O Morumbi tem se configurado cada vez mais como um verdadeiro oásis no irregular 2012 do São Paulo. Não só pelos 100% de aproveitamento obtidos como mandante no Campeonato Brasileiro ou as 14 vitórias em 17 partidas disputadas em casa na temporada. Neste domingo, o Tricolor recebe o Coritiba pelo Brasileirão e tem a possibilidade de repetir um feito que só ocorreu quatro vezes ao longo da história: chegar à sexta partida consecutiva sem sofrer gols em seu estádio.

A marca foi alcançada pela primeira vez em 1975 - ano em que o São Paulo ficou com o título paulista - e se repetiu em mais duas oportunidades em 1992, quando o Tricolor conquistou pela primeira vez a Taça Libertadores da América e, de quebra, o Mundial Interclubes. A última vez que o feito foi atingido foi em 2000, ocasião de outro título são-paulino: o Paulistão daquela temporada, em final contra o Santos.

A atual sequência no Morumbi teve início com a vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, válida pelas quartas de final da Copa do Brasil. Em seguida, mais quatro triunfos, todos por 1 a 0, sobre Bahia (Brasileirão), Santos (Brasileirão), Coritiba (Copa do Brasil) e Atlético-MG (Brasileirão). Ao longo da temporada, já foram 17 partidas no estádio, com apenas 12 gols sofridos - média de 0,7 gols por jogo. Retrospectos que animam o goleiro Denis.

- Não só para mim, mas para o time também é muito importante não sofrer gols. Vou procurar fazer o máximo do meu trabalho dentro de campo para que a equipe passe mais um jogo sem levar gols no Morumbi - disse Denis, destacando também que o 3-5-2 utilizado pelo técnico interino Milton Cruz na vitória do último final de semana contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão, deve fortalecer ainda mais o sistema defensivo tricolor.

- O 3-5-2 dá mais proteção, principalmente na bola aérea. É um esquema que começamos a jogar a agora, então temos de entrosar a equipe cada vez mais. O grupo inteiro irá trabalhar para sofrer menos gols - acrescentou o arqueiro.

O São Paulo é o sexto colocado na tabela de classificação do Brasileirão com 12 pontos, e nos próximos três jogos que terá pelo torneio nacional, disputará dois deles no Morumbi — além do Coritiba, o Tricolor também vai encarar o Vasco pela competição. No intervalo entre as duas partidas, o time faz o clássico diante do Palmeiras, no Pacaembu.

Clique e assista a vídeos do São Paulo