domingo, 8 de julho de 2012

São Paulo e Coritiba se reencontram após semifinal da Copa do Brasil

Lucas do São Paulo na partida contra o Coriitba (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)São Paulo e Coriitba duelaram recentemente pela
Copa do Brasil (Foto: Marcos Ribolli)

O adversário ainda está entalado na garganta de todo torcedor do São Paulo. Afinal, foi o Coritiba quem acabou com o sonho de conquista do inédito título da Copa do Brasil, após uma vitória por 2 a 0 na partida realizada no dia 20 de junho, no Couto Pereira. Dezoito dias depois, as duas equipes voltam a se enfrentar, agora pelo Campeonato Brasileiro, em uma partida que vale muito mais para paulistas do que para os paranaenses.

A desclassificação na Copa do Brasil desencadeou uma crise que provocou mudanças no clube do Morumbi. Pressionado pela torcida, o técnico Emerson Leão foi demitido. Após pouco mais de uma semana de negociação, Ney Franco foi contratado, mas ainda não sentará no banco de reservas no jogo deste domingo. A vitória por 3 a 2 sobre o Cruzeiro, no último sábado, deixou a equipe a quatro pontos do líder Atlético-MG. Por isso, a vitória é tida como imprescindível.

Com as atenções voltadas para a partida final da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, no Couto Pereira, o Coritiba deixa para os reservas a obrigação de enfrentar o Tricolor. A maior parte dos titulares já voltou para a capital paranaense, onde descansam e iniciam o treino para o próximo jogo. O técnico Marcelo Oliveira deve evitar usar até mesmo jogadores que estiveram no banco na partida na derrota por 2 a 0. Para completar o elenco, outros atletas foram chamados de Curitiba para se juntar ao grupo em Atibaia, onde a equipe se concentra. O único que atuou e pode ser usado é o zagueiro Emerson, que recebeu o terceiro cartão amarelo e não joga a final.

A bola vai rolar no estádio do Morumbi a partir das 16h e o jogo será transmitido para todo o país pelo canal Premiére, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM também acompanhará o duelo em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 15h30m.


header as escalações 2

São Paulo: Milton Cruz será obrigado a mexer na equipe em relação ao time que atuou na última partida. Sem poder contar com Rhodolfo, machucado, o treinador interino vai apostar na versatilidade de Rodrigo Caio, que fará papel de volante e zagueiro, quando necessário. No ataque, Luis Fabiano, suspenso, será substituído por Osvaldo, que volta a ganhar oportunidades após a saída de Emerson Leão. A equipe entrará em campo com: Denis; João Filipe, Rodrigo Caio e Edson Silva; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson e Cortez; Lucas e Osvaldo.

Coritiba: Marcelo Oliveira deve testar vários jogadores que ainda não tiveram muitas oportunidades. A escalação deverá ter novidades no gol com a entrada do jovem Victor Brasil, com a mistura de reservas da equipe e jogadores pouco usados como Robinho e Eltinho. A provável escalação é: Victor Brasil; Jonas, Emerson, Demerson e Eltinho; Júnior Urso, Chico (Gil), Tcheco e Lincoln; Robinho e Anderson Aquino.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

São Paulo: Rogério Ceni (lesão no ombro direito), Wellington (recuperação de cirurgia no joelho esquerdo), Cañete (recuperação de operação no joelho direito), Fabrício (lesão no joelho esquerdo, só volta em 2012), Rhodolfo (contratura muscular na panturrilha esquerda) e Luis Fabiano (suspenso).

Coritiba: Marcel, Cleiton, Eltinho e Jackson estão machucados.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)


São Paulo:
Paulo Miranda, Douglas e Casemiro.

Coritiba: Tcheco, Roberto, Emerson e Everton Costa.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Francisco Carlos Nascimento (Fifa/AL) apita o jogo, auxiliado por Carolina Romanholi Neto (AL) e Otávio Correia de Araújo Neto (Fifa/AL). Francisco Nascimento arbitrou 3 partidas no Brasileirão, marcou 101 faltas (média de 33,7/jogo), aplicou 16 amarelos (média de 5,3/jogo), nenhum vermelho e assinalou um pênalti. O campeonato tem média de 4,58 amarelos, 0,20 vermelhos e 38,2 faltas.

header fique de olho 2

São Paulo: um dos pilares da equipe, Lucas faz seu último jogo antes de se apresentar à Seleção para a disputa dos Jogos Olímpícos de Londres. Por conta disso, o meia-atacante poderá ficar até dez rodadas longe da equipe tricolor no Campeonato Brasileiro. Criticado após a eliminação na Copa do Brasil, Lucas foi um dos destaques da vitória sobre o Cruzeiro, quando marcou um dos gols.

Coritiba: o meia Lincoln tem sido muito usado pelo técnico Marcelo Oliveira em substituições no segundo tempo e, algumas vezes, resolveu. Uma boa atuação contra o São Paulo pode colocar o jogador na briga pela vaga de titular na final da Copa do Brasil.

header o que eles disseram

Milton Cruz, técnico interino do São Paulo: "Muitos falam que será o time reserva do Coritiba que entrará em campo, mas se analisarmos a equipe, tem grandes jogadores, como Lincoln, Tcheco, Jonas. O Emerson, zagueiro titular, deverá jogar porque está suspenso no jogo contra o Palmeiras. É um time de grande capacidade e que dará muitas dificuldades ao São Paulo. Vou estudar o adversário, ver jogos, conversar com técnicos amigos para encontrar a melhor formação".

Tcheco, meia do Coritiba: "O São Paulo está em uma ascensão boa. Contratou o Ney Franco que é um bom treinador e a gente sabe bem. O futebol tem essas histórias. Vai estrear logo contra o Coritiba".

header números e curiosidades

* Quem mais venceu no confronto? Veja estatística no Futpédia

* O estádio do Morumbi é um dos pontos fortes do São Paulo na temporada 2012. Até agora, a equipe disputou 17 partidas dentro da sua casa, venceu 14, empatou duas e perdeu apenas uma, para o Santos, na fase semifinal do Campeonato Paulista.

* São Paulo e Coritiba tem no alto número de gols a sua marca nas partidas registradas no Campeonato Brasileiro. Em 34 partidas, foram marcados 99 gols, média de 2,94 por duelo.

* Nos duelos realizados pelo nacional, em apenas três ocorreram viradas de marcador. Nos jogos ocorridos em 1978 e 1998, o São Paulo abriu o marcador, mas permitiu a virada por 2 a 1. Já em 1980, foi o Coritiba quem marcou 1 a 0, mas a vitória final foi paulista por 5 a 3.

header último confronto v2

São Paulo e Coritiba enfrentaram-se pela última vez no dia 20 de junho, em duelo válido pela semifinal da Copa do Brasil. A partida terminou com a vitória paranaense por 2 a 0, gols marcados por Emerson e Everton Ribeiro.