sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sem veto de Leão, São Paulo acerta contratação de zagueiro Rafael Toloi

Rafael Toloi, zagueiro do Goiás (Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás E.C)Rafael Toloi deve ser o próximo reforço do Tricolor
(Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás E.C)

Depois de acertar a contratação do técnico Ney Franco, a diretoria do São Paulo fechou também com o zagueiro Rafael Toloi, do Goiás. O clube adquiriu parte dos direitos econômicos do jogador, que abandonou o treino da equipe esmeraldina em razão do acerto e deverá se apresentar na sexta ou sábado no CT da Barra Funda.

A zaga era um setor que preocupava a diretoria desde o início do ano, tanto que a camisa 3 ainda está sem dono. Roger Carvalho, que se destacou no Brasileiro do ano passado, e acabou indo do Figueirense para o Genoa (ITA), e Breno, condenado à prisão na Alemanha, foram os sonhos em janeiro. Logo depois o clube voltou o foco para Toloi, de 21 anos, e a negociação tinha chances de ser concretizada há três meses, mas esbarrou no veto de Emerson Leão.

Como o clima entre o treinador e os cartolas já não era bom, e piorou depois que o presidente Juvenal Juvêncio afastou o zagueiro Paulo Miranda, o diretor de futebol Adalberto Baptista desistiu momentaneamente do negócio. Ele não queria criar mais indisposição, principalmente porque Toloi chegaria para disputar posição justamente no setor.

Como Paulo Miranda e Edson Silva, contratados no início do ano, não agradaram, e João Filipe viveu mau momento sob o comando de Leão, a diretoria se aproveitou da saída do treinador e voltou a insistir na contratação de Rafael Toloi. O namoro entre o Tricolor e o atleta teve início em 2011, quando se enfrentaram na Copa do Brasil.

- Foi uma negociação muito rápida e muito boa para o Goiás. Ainda mantivemos uma parte dos direitos econômicos do jogador e ele se apresenta amanhã ou sábado ao São Paulo - afirmou o gerente de futebol do Goiás, Marcelo Segurado.

Rafael Toloi foi revelado nas categorias de base do Goiás em 2008. Logo, subiu ao time profissional e, no ano seguinte, foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira sub-20. Pela equipe esmeraldina, foi vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2010. No início desse ano, quase se transferiu para o Internacional (RS), mas como não foi inscrito na Taça Libertadores da América, o negócio acabou sendo desfeito. Ele chega para formar dupla de zaga titular com Rhodolfo.