A Taça das Bolinhas (Foto: Divulgação)
O Flamengo divulgou nesta quinta-feira em seu site oficial que a 15ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo negou o recurso do São Paulo Futebol Clube no processo de reintegração de posse da Taça das Bolinhas. A decisão confirma a que já havia sido tomada pela Justiça do Rio de Janeiro, em maio. Na ocasião, o time paulista se viu obrigado a devolver o troféu para a Caixa Econômica Federal.
A Taça das Bolinhas foi criada para premiar o campeão brasileiro. Ficou determinado pela CBF que o primeiro clube que vencesse a competição três vezes seguidas ou cinco vezes intercaladas teria a posse definitiva do troféu. O Flamengo alega que conquistou seu quinto título em 1992 (há, até hoje, uma disputa sobre quem foi o campeão de 1987, Flamengo ou Sport - a CBF chegou a reconhecer o Flamengo como campeão junto ao Sport, mas teve de voltar atrás por decisão da Justiça). O São Paulo só conquistou seu quinto título em 2007.
O Flamengo resolveu procurar a Justiça para que a Taça das Bolinhas voltasse a ficar em poder da Caixa Econômica Federal até que o clube termine seus processos legais pelo reconhecimento do título de 1987. O pedido foi acatado pela 18ª Câmara Cível do Rio de Janeiro e agora foi ratificado pela Justiça paulista, com a negativa ao recurso do São Paulo.
- Após a vitória na Justiça do Rio de Janeiro, a vitória em São Paulo é bastante significativa para o fim positivo do processo. Estou bastante otimista para que a Justiça de Recife siga as decisões da Justiça de São Paulo e Rio de Janeiro para a taça poder ir para a Gávea. Acredito que até o fim do ano tudo se resolva. Não tem como o São Paulo recorrer e vencer essa - disse o vice jurídico do Flamengo, Rafael de Piro, ao site oficial do clube.
O São Paulo ainda não comenta o assunto.
- Não tomamos conhecimento disso ainda. Só podemos falar sobre o próximo passo quando essa decisão chegar ao São Paulo - disse Kalil Abdala, diretor jurídico do São Paulo.