A vaga na pré-Libertadores, confirmada pelo São Paulo no último domingo, tirou dos atletas a pressão para devolver o clube à competição que não disputa há dois anos. Alguns, como o zagueiro Rhodolfo, se disseram aliviados com a conquista. Luis Fabiano, no entanto, não está satisfeito. Ídolo do clube e identificado com a torcida, o camisa 9 são-paulino acha pouco a vaga na competição, e espera terminar a temporada encerrando outro jejum: o de títulos.
Luis Fabiano, Ney Franco e todos no Tricolor prometem empenho pela taça da Sul-Americana, última competição em que o time ainda mantém chance de conquista. Depois de um ano ruim como o de 2011, com eliminações em todos os torneios que disputou, Fabuloso acredita que terminar a temporada campeão da Sul-Americana é o mínimo que os jogadores devem desejar para uma clube com a tradição do Tricolor – em jejum desde o Brasileiro de 2008.
Não estou aliviado de maneira nenhuma (...) Está em nossas mãos, é tudo ou nada para a gente."
Luis Fabiano,
atacante do
São Paulo
– Sinceramente, cada um pensa de uma maneira, sente a pressão de uma maneira. Não estou aliviado de maneira nenhuma, gostaria de terminar esse ano com título. Pelo que o clube investiu, merece. Está em nossas mãos, é tudo ou nada para a gente. Temos experiências negativas em mata-matas, na Copa do Brasil, sabemos o que fazer. Não podemos nos conformar com Libertadores, temos de conquistar títulos. Não podemos nos conformar com a quarta posição no Brasileiro. Temos de ter consciência que é pouco para um time como o São Paulo – disse.
O técnico Ney Franco concorda com Luis Fabiano, e já se mexe para não ver nenhuma acomodação após a garantia da vaga. Caso chegue à final da Sul-Americana, o Tricolor terá mais seis jogos no ano. Na semifinal da Sul-Americana, o time enfrenta o Universidad Católica, às 20h15 (horário de Brasília) desta quinta-feira, no Chile - e sem “largar” o Brasileiro, já que ainda pode buscar o segundo lugar e entrar direto na fase de grupos da Libertadores.
– Já fiz reunião com nossos atletas, temos compromissos importantes, contamos com seis jogos. Não estamos com os objetivos alcançados, estamos em condição de lutar pelo título, não podemos abrir mão disso. Tomara que essa retirada de peso nos ajude a aumentar nosso desempenho. Espero que o time esteja mais leve, mas sabendo que temos muito a conquistar na temporada. Principalmente o título da Sul-Americana – declarou o técnico Ney Franco.
Luis Fabiano e Rhodolfo, em treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)