A má colocação do Universidad Católica no Campeonato Chileno não ilude o São Paulo, e o time se prepara para uma “pedreira” na semifinal da Copa Sul-Americana. Pelas características de jogo do rival, que atua com uma formação mais compacta na defesa, o Tricolor toma lições de outro adversário que ficou para trás na campanha da competição: a “retrancada” LDU de Loja, superada pelo time depois de muito suor nas oitavas de final.
Após um sofrido empate por 1 a 1 no Equador, a vaga nas quartas só veio depois de outra igualdade sem gols no Morumbi. Nas quartas de final, com um time aberto e agressivo como a Universidad de Chile pela frente, o Tricolor passeou: 2 a 0 no Chile e vaga confirmada depois do 5 a 0 no Pacaembu. Pela formação são-paulina, com uma linha de três jogadores atrás do centroavante, equipes mais fechadas tem dado maior trabalho, como foi o caso da LDU.
– Vai ser parecido com a LDU. A ‘La U’ joga mais aberta, para cima do adversário. Em alguns momentos deixava a defesa desprotegida. A Universidad Católica joga com duas linhas de quatro, jogadores atrás da linha da bola explorando o contra-ataque. Ofensivamente, tem uma bola parada boa. Não podemos nos enganar. Mas não vamos abrir mão de jogar para cima – declarou o treinador.
São Paulo deve ir 'para cima' da Universidad Católica (Foto: Miguel Schincariol / Agência Estado)
Luis Fabiano também vê semelhanças entre a Universidad Católica e a LDU de Loja, mas acredita que os chilenos assistiram à goleada sofrida por seus rivais e estão mais cientes da qualidade são-paulina. O fato de o estádio San Carlos de Apoquindo, palco da partida desta quinta-feira, em Santiago, ser mais acanhado, com o campo próximo da torcida, não influencia em nada o psicológico dos atletas ou o estilo de jogo da equipe, segundo o camisa 9.
– É o mesmo estilo de jogo da LDU. Pelo que viram do São Paulo, estão temerosos, sabendo que temos jogadores de qualidade. Se vierem abertos aqui, vai ser complicado para eles. Será um jogo fechado, truncado. Esperamos fazer um bom resultado lá, até porque o 0 a 0 para eles não vale nada. Vão deixar espaços e temos que aproveitar. É até melhor jogar com pressão, entra mais ligado, determinado. Nosso estilo não vai mudar – declarou Luis Fabiano.
– Jogamos com três atacantes, impossível jogar atrás, buscando contra-ataques. Vamos tomar a iniciativa do jogo. Sair para cima e buscar o resultado para na volta ter tranquilidade. Qualquer resultado que não seja vitória vai complicar aqui, eles vêm fechados, o que dificulta nosso estilo de jogo. Fora de casa temos espaço, criamos mais jogadas. Pelo adversário jogar em cima do São Paulo, deixam espaços que temos que aproveitar – completou.