quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Ex-braço direito de Mourinho assume time da Segundona de São Paulo

Para a maioria dos torcedores brasileiros, Baltemar Brito, 60 anos, é um ilustre desconhecido. Mas na Europa, o agora técnico do Grêmio Osasco (SP), tem um trabalho sólido, avalizado por um dos melhores treinadores do mundo na atualidade: José Mourinho, de quem foi o principal auxiliar por oito anos.

Após encerrar a carreira como jogador em Portugal, na década de 80, Baltemar trabalhou por cinco anos com o técnico Félix Mourinho, pai do atual treinador do Real Madrid. A solidez da parceria fez com que Mourinho, o filho, o chamasse em 2001 para trabalhar com ele no União Leiria, de Portugal.

- Ele fazia observações para o pai, preparava treinos. Então ele me convidou. Sabendo dos conhecimentos dele, não hesitei e fui trabalhar com ele – recorda Baltemar ao .

Baltemar Brito, ex-auxiliar de José Mourinho, atual técnico do Al Ittihad da Líbia (Foto: Reprodução)Baltemar Brito chegou a substituir Mourinho à
beira do campo no Chelsea (Foto: Reprodução)

No Porto, a carreira de Mourinho explodiu. Tendo o brasileiro a seu lado. Foram oito anos de sucesso. Onde Mourinho ia – Porto, Chelsea, Inter de Milão –, levava Baltemar. E os títulos os acompanharam: duas Ligas dos Campeões (Porto e Internazionale), dois títulos portugueses, dois títulos ingleses e mais dois italianos. 

- Eu era auxiliar direto no campo. Além de auxiliar, era um amigo. Tinha o convívio diário na casa dele. Posso dizer que em um ano, eu jantava 200 dias com a família (do Mourinho) - lembra o brasileiro, que chegou a substituir Mourinho no Chelsea à beira do campo em um período em que o treinador esteve suspenso.

Em 2010, Baltemar interrompeu a parceria ao aceitar o convite para ser treinador do Belenenses. Mas ficou apenas um mês no comando do clube português.

Depois de passar por maus bocados na Líbia, onde treinou o Al Ittihad de Trípoli, ele decidiu retornar ao Brasil e assumiu o comando do Grêmio Osasco, que disputa a Série A-2 do Campeonato Paulista – a segunda divisão do torneio. E está empolgado com a possibilidade de levar a equipe para a elite do futebol de São Paulo. O clube vai fazer a sua estreia na competição no dia 21 de janeiro, contra a Ferroviária.

- Esse projeto aqui está me rejuvenescendo. Posso dizer que será um brinquedo, no sentido do prazer que está me proporcionando - afirmou.

Assista a outros vídeos do “SporTV News”