quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Atlético-MG x São Paulo: Galo recebe o Tricolor na volta à Libertadores

Atlético Mineiro x São Paulo 2012

Bruno Cantini/Atlético-MG

Atlético Mineiro e São Paulo se enfrentam hoje, às 22h, na Arena Independência, em Belo Horizonte, no clássico brasileiro desta primeira rodada da fase de grupos. O Galo está invicto em seus domínios e hoje terá um grande desafio para tentar manter essa escrita. Na capital mineira, é grande a expectativa dos alvinegros, que voltam a participar da Libertadores depois de 13 anos e vão em busca do título inédito, na provável reestreia de Diego Tardelli. Enquanto isso, o São Paulo vai para sua 16ª participação sonhando com o tetracampeonato. O último confronto entre os dois pela Libertadores foi há 35 anos. Os times já se enfrentaram quatro fezes pela Copa Libertadores da América, sendo que uma delas os mineiros venceram, enquanto as outras três se resumiram a empates. O São Paulo busca, portanto, sua primeira vitória sobre os alvinegros na competição.

Os grandes destaques do confronto de logo mais são Ronaldinho Gaúcho e Luis Fabiano, ambos de volta à Seleção Brasileira. Mas os times tem outros nomes que podem surpreender e definir a partida, como é o caso de  Bernard, pelo Galo, e Paulo Henrique Ganso, pelo Tricolor Paulista.

Atlético Mineiro


O Atlético-MG estreou oficialmente na temporada 2013 com derrota para o Cruzeiro, na reinauguração do Mineirão. Apesar do revés, a torcida atleticana está confiante no time para essa Libertadores. O clube conseguiu repatriar o atacante Diego Tardelli, considerado ídolo recente dos torcedores alvinegros, tendo sido artilheiro do Campeonato Brasileiro em sua primeira passagem por Belo Horizonte, em 2009. Apesar disso, ainda não há confirmação de que Tardelli jogue essa partida.

O jogo é considerado pelos mineiros como o mais importante dos últimos anos. Isso pode ser medido na palavras do presidente atleticano, Alexandre Kalil.

“É um evento importante para o Atlético. No Brasil se dá uma importância muito grande a Libertadores. A gente vem pelo orgulho de estar na competição. Temos chances, somos candidatos, pela campanha que fizemos em 2012 e pelos reforços que ainda estamos tentando”, disse em entrevista à Fox Sports.

A última participação do Atlético-MG na Copa Libertadores da América foi no ano de 2000, quando foi eliminado nas quartas-de-finais pelo Corinthians.

O clube mineiro fez história em 1978, quando chegou à semifinal da competição. Na ocasião, a forma de disputa era diferente, e as semifinais eram disputadas entre grupos de três clubes, onde o primeiro colocado chegava à final. O Galo terminou em 5º lugar. A pior participação do Galo foi a primeira, em 1972, um ano após ser campeão brasileiro. Naquela edição, não conseguiu passar da fase de grupos e acabou ficando em 14º lugar.

Provável time:
Victor; Marcos Rocha, Gilberto Silva, Réver e Júnior César; Richarlyson, Leandro Donizete, Bernard e Ronaldinho ; Diego Tardelli (Araújo) e Jô.

São Paulo


O São Paulo é um clube acostumado a disputar a Copa Libertadores da América. Afeito aos grandes jogos, o Independência totalmente lotado, logo mais, talvez não assuste tanto quando outro time. Apesar disso, o discurso no tricolor paulista é de respeito e transferência do peso do favoritismo para o Atlético-MG.

"O favoritismo é total do Atlético-MG. Eles têm muitos atacantes bons e a torcida sempre tem muita força lá. Vamos brigar para que o time tenha o mesmo espírito do jogo com o Guarani para fazer uma boa estreia na fase de grupos" ,disse o capitão e ícone do São Paulo, Rogério Ceni.

Tricampeão da Libertadores, os jogos derradeiros em que os paulistas conquistaram seus canecos foram contra Newell's Old Boys, em 1992, Universidád Católica, em 1993, e Atlético Paranaense, em 2005. Além dessas três edições, também disputou outras três finais: em 1974, contra o Independiente, em 1994, contra o Vélez Sarsfield, e em 2006, contra o Internacional.

Provável time:
Rogério Ceni; Douglas, Lúcio, Rhodolfo, Bruno Cortez; Ganso, Denilson, Cañete; Luis Fabiano e Aloísio.

Você acompanha todas as emoções dessa partida, válida pela fase de grupos da Copa Libertadores da América 2013, ao vivo, aqui no Goal.com!