sexta-feira, 22 de março de 2013

São Paulo e Bragantino, que jogam no sábado, decidiam o Brasileiro em 91

Enquanto o São Paulo tenta manter a liderança do Campeonato Paulista, o Bragantino, em nono lugar, busca entrar na zona de classificação para a próxima fase da competição. Os dois times se enfrentam neste sábado, às 18h30, no Morumbi, num duelo que já aconteceu até mesmo em final de Campeonato Brasileiro, com boas lembranças para a torcida tricolor, e que o relembra.

Antes da decisão de 1991, o hoje hexacampeão São Paulo tinha "apenas" dois títulos da principal competição nacional. Já o Bragantino tem no currículo o Brasileiro de 1989 e a Série B de 2007. Assim, há 22 anos, os dois clubes entravam em campo para dois jogos decisivos. Naquela edição, com 20 clubes, eles jogavam entre si em turno único, e os quatro primeiros iam às semifinais.

O São Paulo terminou a fase de classificação na liderança, à frente do Bragantino apenas por ter um maior número de vitórias. Na semifinal, o Tricolor empatou duas vezes (1 x 1 e 0 x 0) com o Atlético-MG e, por ter melhor campanha, ficou com a vaga na decisão. Já o Bragantino venceu o Fluminense por 1 a 0 na partida de ida e empatou sem gols na volta, também se garantindo na final.

time posado são paulo gol bragantino campeonato brasileiro 1991 (Foto: Reprodução / Site Oficial do São Paulo)São Paulo conquistou em 1991 o tricampeonato brasileiro (Foto: Reprodução / Site Oficial do São Paulo)

No dia 5 de junho de 1991, no estádio do Morumbi, o São Paulo recebia o Bragantino sob o comando de Telê Santana, e com jogadores como Zetti, Cafu, Ricardo Rocha, Leonardo, Raí e Muller. Do outro lado estava o então técnico Carlos Alberto Parreira, hoje coordenador técnico da Seleção e tetracampeão mundial com o Brasil. Em campo, os destaques do Bragantino ficavam por conta do volante Mauro Silva e do atacante Mazinho.

O primeiro tempo terminou sem gols, e no intervalo Telê Santana promoveu a entrada do atacante Mário Tilico no lugar de Elivélton. Logo com quatro minutos da etapa final, Bernardo colocou no travessão e Muller furou no rebote. Mas o pé salvador de Tilico apareceu para chutar para a rede, decretando a vitória por 1 a 0 e dando vantagem ao São Paulo para o segundo jogo.

são paulo gol bragantino campeonato brasileiro 1991 (Foto: Reprodução / Site Oficial do São Paulo)Sob o olhar de Muller, Mário Tilico marca o gol do título (Foto: Reprodução / Site Oficial do São Paulo)

A partida de volta, no dia 9, aconteceu no estádio Marcelo Stéfani, que mais tarde se tornaria o Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O São Paulo queria que o jogo fosse no Morumbi ou outro local maior, mas o Bragantino fez valer seu mando de campo, naquela que foi a final com o menor público da história do Campeonato Brasileiro: 12.492 pagantes. Mas o time da casa não conseguiu marcar e o empate sem gols garantiu a conquista ao São Paulo.

O título credenciou o São Paulo à Libertadores de 1992, que terminou com a taça no clube paulista, e que ainda culminaria na conquista do Mundial Interclubes do mesmo ano.

Assista aos vídeos do "É Gol!!!"