terça-feira, 4 de junho de 2013

Corinthians e São Paulo decidem a Recopa em duas datas de julho

Jadson jogo Corinthians São Paulo Paulista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Lance entre São Paulo e Corinthians na semifinal
do Paulista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A Conmenbol definiu as datas da Recopa Sul-Americana de 2013. Corinthians e São Paulo vão disputar o título em duas datas de julho. O primeiro encontro está marcado para o dia 3, no Morumbi. A grande decisão ficou para o Pacaembu, dia 17.

Ambas as partidas caem de quarta-feira e serão às 21h50. A Recopa reúne os atuais campeões da Taça Libertadores (Corinthians) e da Sul-Americana (São Paulo).

Vale lembrar que o duelo no Morumbi será com torcida única, devido à punição imposta ao Timão pela morte do garoto Kevin Espada, em 20 de fevereiro, durante o confronto entre Corinthians e San José, em Oruro, na Bolívia, em 20 de fevereiro, pela fase de grupo da Taça Libertadores. A pena tem duração de 18 meses – contados desde março – para jogos do Alvinegro como visitante em torneios organizados pela Conmebol.

Na atual temporada, Corinthians e São Paulo já se enfrentaram duas vezes. Em ambas, o Timão levou a melhor. No clássico da primeira fase do Paulista, a equipe de Tite venceu por 2 a 1, no Morumbi. Jadson abriu o placar para os donos da casa, mas Danilo e Alexandre Pato (de pênalti) viraram para o Alvinegro. Depois, pelas semifinais do Estadual, o Corinthians ficou com a vaga nos pênaltis (4 a 3) depois de um empate por 0 a 0. A disputa ficou marcada pela adiantada de Rogério Ceni na defesa da cobrança de Pato. O árbitro mandou voltar e, na segunda tentativa, o atacante carimbou a classificação alvinegra para a final.

O São Paulo vai em busca da terceira Recopa (levou em 1993 e 1994, na era Telê Santana), enquanto o Timão persegue um título inédito. Independentemente do vencedor, a taça ficará no Brasil pelo segundo ano consecutivo. Em 2012, o Santos faturou o torneio em cima da Universidad do Chile, após empate por 0 a 0 fora de casa e vitória por 2 a 0 em casa, com gols de Neymar e Bruno Rodrigo.