sexta-feira, 14 de junho de 2013

De coadjuvante a protagonista, Rafael Sobis lidera parcial do Armandão

rafael sobis fluminense gol goiás brasileirão 2013 (Foto: Agência Photocamera)Rafael Sobis é o destaque do Flu no Brasileiro
de 2013 (Foto: Agência Photocamera)

O Fluminense perdeu nesta quarta-feira a chance de ficar na liderança do Campeonato Brasileiro durante toda a parada para a realização da Copa das Confederações. A derrota para a Portuguesa por 2 a 1 não estava nos planos do Tricolor. No entanto, se tem alguém sem culpa do revés no Canindé, este é Rafael Sobis. Sem a presença dos jogadores que estão na seleção brasileira e de outros machucados ou suspensos, o atacante assumiu a responsabilidade de estrela da equipe e vem fazendo a diferença a favor do Flu no início da Série A. Com tamanha dedicação e qualidade em seu jogo, ele lidera a parcial do Troféu Armando Nogueira até o momento. A média de 7,2 é mais do que justa pelo desempenho mostrado nas cinco primeiras rodadas da competição nacional.

Bem no calcanhar de Rafael Sobis está uma surpresa deste começo de campeonato. De volta ao Brasil depois de passagem não tão marcante pelo Flamengo, o argentino Maxi Biancucchi tem honrado outra camisa rubro-negra, a do Vitória. Pelo clube baiano, o primo do craque Messi vem tendo repetidas atuações de destaque, é um dos líderes da artilharia do Brasileirão com quatro gols e ostenta a média de 7,18 no Armandão, na segunda posição geral. Dagoberto (Cruzeiro), Elano (Grêmio) e Thiago Carleto (São Paulo) completam a lista do top 5.
 

Na briga entre os goleiros, Fábio está topo neste início pelas recorrentes boas exibições na meta cruzeirense. Rivais da capital paranaense, Vanderlei e Weverton têm representado bem Coritiba e Atlético-PR, respectivamente, e também figuram entre os melhores da posição. Além de Maxi, outro destaque do Vitória é o lateral-direito Nino Paraíba, o dono da média mais alta entre os atletas de seu setor. Pela esquerda, quem vem se destacando é Thiago Carleto, do São Paulo.

Experiente e tarimbado, Rodrigo vem comandando a zaga do Goiás em grande estilo. O xerife esmeraldino participou de quatro dos cinco jogos da campanha do time. Curiosamente, no jogo em que esteve ausente, o Verdão do cerrado foi goleado pelo Cruzeiro por 5 a 0. E é justamente da Raposa o "companheiro" de zaga de Rodrigo na seleção parcial do campeonato. Recém-chegado ao clube mineiro, Dedé já adquiriu a confiança dos torcedores e vem evoluindo rodada a rodada. Entre os volantes, Souza (Grêmio) parece estar disposto a manter a regularidade que teve no ano passado e lidera. Ele é seguido por Elias, do Flamengo.

Os meias do Grêmio deram as cartas neste curto período antes da Copa das Confederações. Elano e Zé Roberto aliam experiência e técnica e costumam ter seguidas atuações elogiáveis. Seedorf, do Botafogo, é mais um veterano com excelente média dada pelos avaliadores. No ataque, além de Rafael Sobis e Maxi, Aloísio e Luís Fabiano, ambos do São Paulo, têm dado mostras da força ofensiva da equipe de Ney Franco. Pelo Cruzeiro, Dagoberto é o nome mais comentado entre os atacantes.

Info Parcial do Troféu Armando Nogueira 13/06 (Foto: Editoria de Arte)

É importante ressaltar que cada craque da rodada recebe um bônus de 0,05 somado à sua média geral. Para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato é preciso que tenha disputado, ao menos, 40% das partidas da sua equipe no Brasileirão. A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores da Série A. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com a pontuação dos atletas no Cartola FC.