sexta-feira, 29 de junho de 2012

STJD agenda julgamento de Luis Fabiano para a próxima terça-feira

Luis Fabiano, do São Paulo, treina no CT (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Luis Fabiano foi enquadrado nos artigos 258 e
243F do CBJD (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) já havia prometido denunciar Luis Fabiano pela expulsão na vitória por 1 a 0 do Atlético-MG, no último dia 17, pelo Brasileirão. Nesta quinta-feira, o Tribunal agendou o julgamento do atacante do São Paulo para a próxima terça, em sessão que se inicia às 18h. O Fabuloso pode pegar um gancho de até 12 jogos. As informações são do site Justiça Desportiva.

Autor do gol diante do Galo, Luis Fabiano tomou o cartão vermelho no finzinho da partida por reclamação – ele já havia tomado três amarelos em outras partidas pelo nacional, todos por esse mesmo motivo.

De acordo com o que o árbitro do duelo Elmo Alves Resende Cunha colocou na súmula do jogo, Luís Fabiano disse as seguintes palavras ao receber cartão amarelo: "P..., marca só uma, seu m...! Tá inventando desde o início, é muito fraco". Este fato foi o suficiente para que o jogador fosse enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de desrespeito e tem pena prevista de uma a seis partidas. O artigo cita textualmente como exemplo para ato passível de punição as reclamações desrespeitosas em relação a decisões da arbitragem.

O árbitro, contudo, relatou novas ofensas, mais graves, após ter expulsado o jogador. Por isso, o atacante são-paulino foi encaixado também no artigo 243 F, que pune a seguinte infração: "Ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto".

Segundo a súmula Elmo Cunha, o atacante disse as seguintes palavras depois de receber o cartão vermelho: "Seu filho da p.., você é um v..., dá vontade de te meter soco na cara, vagabundo, te encher de pancada". A pena prevista também é de uma a seis partidas mas, como a ofensa foi contra o trio de arbitragem, o artigo prevê pena mínima de quatro jogos. Também pode ser aplicada, por este artigo, uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

O advogado do São Paulo responsável por cuidar de questões disciplinares, Roberto Armelin, ainda não recebeu o comunicado do STJD agendando o julgamento. Ele, porém, já preparava a defesa do Fabuloso e esperava ter de ir ao Tribunal na próxima semana.

– Uma hora ele teria de ser julgado. O procurador-geral do STJD (Paulo Schmitt) já havia falado que iria denunciá-lo. Já imaginava que o julgamento ficasse para a semana que vem.
Por estratégia, o departamento jurídico do São Paulo não revela qual será a linha de defesa do jogador, mas promete brigar pela absolvição ou, ao menos, por uma pena leve. Luis Fabiano já cumpriu um jogo de gancho por suspensão automática.

Clique e veja vídeos do São Paulo