quarta-feira, 25 de julho de 2012

Atlético-GO x São Paulo: desespero e esperança em campo em Goiânia

montagem goleiros Márcio Atlético-GO e Denis São Paulo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Atlético-GO, de Márcio, encara São Paulo, de Denis
(Montagem: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

A diferença entre os números de Atlético-GO e São Paulo no Campeonato Brasileiro impressiona. Além de ocupar a lanterna da competição, com apenas cinco pontos conquistados em 33 disputados, o time do Centro Oeste tem o segundo pior ataque (oito gols marcados) e a pior defesa (22 tentos sofridos). Do outro lado, o Tricolor, que sonha com o G-4 e começa a dar sinais de recuperação nas mãos de Ney Franco, busca a segunda vitória consecutiva para embalar de vez. O time entra na 12ª rodada na sexta colocação e, com uma combinação de resultados, pode terminar na zona da Taça Libertadores.

Os números apontam o favoritismo para os paulistas, mas pelos lados do Morumbi o discurso é de respeito pelo rival. No último jogo no Serra Dourada, na semana passada, a equipe comandada por Jair Araújo conquistou sua primeira e única vitória, contra o Figueirense, por 3 a 2. E, para animar a equipe, a história mostra que o Dragão tem 100% de aproveitamento contra o São Paulo atuando no Serra Dourada. Foram três jogos e três vitórias.

Do lado são-paulino, a vitória no domingo, também sobre o Figueirense, acalmou a pressão que ameaçava se instalar no clube. A bronca dada por Ney Franco, que pediu mais comprometimento aos atletas, surtiu o efeito desejado. Mesmo com inúmeros desfalques, o treinador aposta que a evolução vai continuar, principalmente porque o elenco está começando a entender como deve se comportar em campo. 

O jogo começa às 21h50 e será transmitido pela TV Globo para os estados de SP, GO (exceto Goiânia) e a cidade de Porto Alegre (RS). Para o restante do país, a opção será o canal Premiere, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM também acompanhará o duelo em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 21h30. 

header as escalações 2

Atlético-GO: Jairo Araújo faz quatro mudanças e mexe em peças que antes eram incontestáveis no Dragão. Gilson e Bida perdem espaço para Gabriel e Dodó, que atuará como primeiro volante. Joilson terá mais liberdade no ataque, assim como foi contra o Figueirense. Na lateral direita, Marcos retorna de suspensão. Recuperado de dores musculares, Felipe ganha a posição de Ricardo Bueno e forma dupla de ataque com Wesley. O time: Márcio; Marcos, Gabriel, Reniê e Eron; Dodó, Marino, Ernandes e Joilson; Wesley e Felipe. 

São Paulo: satisfeito com o desempenho da equipe na vitória sobre o Figueirense, Ney Franco fará uma alteração na equipe por obrigação, já que o zagueiro João Filipe terá de cumprir suspensão automática e será substituído por Edson Silva. O time entrará em campo com: Denis; Rhodolfo, Rafael Toloi e Edson Silva; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson e Cortez; Ademilson e Willian José. 
quem esta fora (Foto: arte esporte)

Atlético-GO: Pituca segue no departamento médico com dores no joelho. O zagueiro Leonardo está em fase final de recuperação de uma lesão no tendão da coxa. Os meias Adriano Pimenta e Felipe Brisola têm lesão no joelho.

São Paulo: Luis Fabiano (contratura na coxa esquerda), Rogério Ceni (fase final de recuperação de lesão no ombro direito), Wellington (fase final de recuperação de cirurgia no joelho esquerdo), Fabrício (contusão no joelho esquerdo, só volta em 2012), Cañete (recuperação de cirurgia no joelho direito), Osvaldo (lesão muscular na coxa direita) e João Filipe (suspenso). 

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Atlético-GO: Bida, Marino, Gabriel, Eron, Joilson e Paulo Henrique.

São Paulo: Rhodolfo, Douglas, Casemiro e Paulo Miranda. 

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Emerson de Almeida Ferreira (MG) apita a partida, auxiliado por Marcio Eustaquio Santiago (Fifa/MG) e Marrubson Melo Freitas (DF). Emerson de Almeiras ainda não arbitrou jogos na Série A deste ano, que registra média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 37,1 faltas e 0,3 pênalti. 

header fique de olho 2
Atlético-GO:
 Dodó. Contratado no ano passado junto ao Icasa-CE, o volante, de 25 anos, teve pouco espaço no Dragão. A oportunidade como titular aparece após vários testes terem sido realizados no setor. Será a primeira chance de Dodó como primeiro homem de marcação, sua posição de origem. Estaria o atleta pronto para segurar o rápido ataque do São Paulo?  

São Paulo: Ademilson. Após ter estreado com o pé direito como titular no time profissional, o garoto, de 18 anos, ganhará nova chance na partida desta quarta-feira, já que Luis Fabiano não se recuperou de uma contratura na coxa esquerda. Animado, ele espera balançar novamente as redes adversárias para mostrar que poderá ser uma importante arma ofensiva durante a temporada 2012. 

header o que eles disseram

Márcio, goleiro do Atlético-GO: "Estamos tristes porque tínhamos jogado bem contra o Figueirense, mas não tivemos a mesma postura contra o Internacional. Não podemos oscilar. Esta instabilidade é ruim, pois precisamos rapidamente de bons resultados. Temos de vencer o São Paulo, mas não vamos conseguir os três pontos atuando de qualquer maneira. Precisamos ser inteligentes"

Edson Silva, zagueiro do São Paulo: "Esse é um jogo chato, perigoso. Teoricamente vamos enfrentar o lanterna e se acharmos que o jogo será fácil, seremos surpreendidos. Temos de repetir o que fizemos contra o Figueirense para conquistarmos os três pontos "

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Jogando como mandante no Campeonato Brasileiro, o aproveitamento do Dragão do Centro-Oeste é fraco, de apenas 27%. Em cinco partidas disputadas, a equipe conquistou uma vitória (Figueirense), um empate (Ponte Preta) e três derrotas (Fluminense, Náutico e Grêmio).

* Já o desempenho tricolor como visitante é um pouco melhor, aproveitamento de 39% dos pontos. Em sete jogos, a equipe venceu duas vezes (Figueirense e Cruzeiro), empatou uma (Palmeiras) e perdeu em três ocasiões (Portuguesa, Internacional e Botafogo).

* O São Paulo não guarda boas recordações do estádio Serra Dourada. Atuando pelo Campeonato Brasileiro, a equipe conquistou sua última vitória pelo nacional de 2006: 2 x 0 sobre o Goiás. No ano passado, o time perdeu por 3 x 0 para o Atlético-GO e empatou por 1 a 1 com o Goiás. 

header último confronto v2

Atlético-GO e São Paulo enfrentaram-se pela última vez no dia 16 de outubro de 2011. O Tricolor ainda brigava por uma vaga na Taça Libertadores da América, mas foi atropelado pelo Dragão, que venceu por 3 a 0, resultado que provocou a demissão do então técnico Adilson Batista. Os gols foram marcados por Gilson, Felipe e Anselmo.