domingo, 22 de julho de 2012

Em baixa no Brasileiro, Figueirense e São Paulo buscam reabilitação

Figueirense e São Paulo vivem momentos complicados no Campeonato Brasileiro. A equipe catarinense é uma das integrantes da zona de rebaixamento, com apenas oito pontos conquistados em dez partidas e, após a derrota por 3 a 2 para o Atlético-GO na última rodada, demitiu o técnico Argel Fucks. Já o Tricolor, que apostou em Ney Franco para recolocar o time nos eixos, ainda não reencontrou o bom futebol no torneio.

Caio Figueirense Jadson São Paulo (Foto: Montagem sobre foto da Agência Estado)Caio é a aposta do Figueirense contra o São Paulo de Jadson (Montagem sobre fotos da Agência Estado)

De aspirante ao G-4, os paulistas caíram para a sétima colocação com o tropeço em casa contra o Vasco. Sob o comando da nova comissão técnica, a equipe somou apenas um ponto, o que voltou a provocar reclamações de sua torcida.

Rivais na tarde deste domingo, a partida que será realizada no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, é vista como ponto inicial da arrancada para quem vencer. O curioso é que a equipe catarinense tem fraco aproveitamento em casa (40%, fruto de uma vitória, três empates e uma derrota em cinco partidas), assim como o time paulista longe do estádio do Morumbi (26,6% de índice, com uma vitória, um empate e três derrotas em cinco jogos).

O duelo terá início às 16h e será transmitido pela TV Globo para os estados de SP e PR (exceto Curitiba) e para a cidade de Belo Horizonte. Para o restante do país, a opção será o canal Premiére, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM também acompanhará o duelo em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 15h30m.

header as escalações 2

Figueirense: Loco Abreu, com lesão muscular, não vestirá a camisa alvinegra. Ronny substituiu o uruguaio na última partida e deve ser mantido entre os titulares. Assim, o Figueira deve entrar em campo com: Wilson; Coutinho, Fred, Anderson Conceição e Guilherme Santos; Fabiano Silva, Túlio e Almir; Caio, Júlio César e Ronny.

São Paulo: irritado com o desempenho da equipe na partida contra o Vasco, o técnico Ney Franco resolveu mudar o esquema tático e algumas peças da equipe. Sai de ação o 4-4-2 e entra o 3-5-2, com João Filipe ao lado de Rafael Toloi e Rhodolfo. No meio, Denilson volta de suspensão e Maicon ganha nova chance. No ataque, com a ausência de Luis Fabiano, o setor ofensivo será formado por Ademílson e Willian José. A equipe entrará em campo com: Denis; João Filipe, Rafael Toloi e Rhodolfo; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson e Cortez; Ademilson e Willian José.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Figueirense: recuperando-se de um estiramento na coxa, o atacante uruguaio Loco Abreu fica fora pela segunda partida seguida. O lateral-esquerdo Hélder ainda se recupera de torção no tornozelo esquerdo. Os atacantes Franco Niell, com uma pubalgia, e Héber, com fratura na perna, também estão fora.

São Paulo: Luis Fabiano (dores na coxa esquerda), Rogério Ceni (fase final de recuperação de lesão no ombro direito), Wellington (fase final de recuperação de cirurgia no joelho esquerdo), Fabrício (contusão no joelho esquerdo, só volta em 2012), Cañete (recuperação de cirurgia no joelho direito), Osvaldo (lesão muscular na coxa direita).

header pendurados (Foto: ArteEsporte)


Figueirense:
  Sandro, Ronny, Caio, Aloísio, Júlio César e Doriva.

São Paulo: João Filipe, Douglas, Paulo Miranda, Rhodolfo e Casemiro. 

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Anderson Daronco (RS) apita a partida, auxiliado por Marcio Eustaquio Santiago (Fifa/MG) e José Chaves Franco Filho (RS). Anderson Daronco arbitrou uma partida no Brasileirão, marcou 32 faltas, aplicou seis amarelos, nenhum vermelho e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,68 amarelos, 0,24 vermelho, 37,5 faltas e 0,3 pênalti.

header fique de olho 2

Figueirense: sem Loco Abreu mais uma vez, Caio tem a missão de continuar marcando gols. O atacante é o artilheiro da equipe no campeonato com cinco gols, sendo dois deles na última partida contra o Dragão.

São Paulo: cria das categorias de base do CT de Cotia, o atacante Ademilson fará sua primeira partida como titular na equipe profissional. Ele aproveitou a brecha deixada pelo atacante Osvaldo, que sofreu uma lesão muscular e ficará um bom tempo no estaleiro. Ademilson é uma das apostas do presidente Juvenal Juvêncio, tanto que teve seu contrato renovado até 2016 e sua multa rescisória é de R$ 75 milhões.

header o que eles disseram

Marcos Moura Teixeira, diretor de futebol do Figueirense: "A gente conversou e apesar do trabalho feito com muito empenho e os resultados não permitiram que ele (Argel) permanecesse. Na conversa que tivemos, não havia como ele contiuar".

Ney Franco, técnico do São Paulo: "Vi os dois últimos jogos do Figueirense, contra Atlético-MG e Atlético-GO. Contra o líder, estava ganhando por 3 a 1, podia ter feito o quarto e cedeu a virada. Vamos encontrar uma equipe que está tentando sair de uma situação desconfortável e que tem uma forma definida de atuar, com uma linha de quatro, três meias e um atacante. Espero que possamos ter um rendimento nesse jogo".

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Das 17 partidas entre as equipes no Campeonato Brasileiro, apenas quatro terminaram empatadas. O duelo costuma ter muitos gols. Até agora, foram marcados 46 tentos, o que dá uma média de 2,7 por duelo.

* A primeira partida entre as duas equipes foi realizada no dia 17 de outubro de 1973 e terminou com a vitória do São Paulo por 1 a 0, gol marcado por Pedro Rocha.

header último confronto v2

As duas equipes enfrentaram-se pela última vez no dia 03 de setembro do ano passado, em duelo válido pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro e realizado no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O Tricolor venceu por 2 a 1, gols marcados por Cícero e Rivaldo, com João Paulo Goiano marcando para o time da casa, que atuou com a seguinte formação: Wilson; Bruno, João Paulo, Édson Silva e Juninho; Ygor, Jônatas, Maicon (Leandro Chaves depois Somália) e Elias; Wellington Nem (Fernandes) e Júlio César. Já o São Paulo atuou com: Rogério Ceni; João Filipe, Xandão, Rhodolfo e Henrique Miranda (Luiz Eduardo); Rodrigo Caio, Casemiro, Carlinhos Paraíba e Cícero; Henrique (Rivaldo) e Willian José (Bruno).