A equipe de Vanderlei Luxemburgo chegou a 31 pontos e fica a um do Fluminense, terceiro colocado, que joga ainda neste domingo. Já o de Ney Franco estaciona nos 25, podendo perder a 7ª colocação para o Botafogo.
Equilíbrio e gol paulista
Em ritmo lento, as duas equipes pareciam pouco dispostas a correr riscos no início do primeiro tempo, o que foi facilitado também pelos erros de passe e solidez defensiva dos dois lados. O primeiro ataque mais consistente da partida veio aos 15 minutos, quando Cortez chegou pela esquerda e chutou ao lado do gol. Em seguida, Elano tabelou com Kléber e bateu para a defesa de Rogério Ceni, tirando a partida do marasmo inicial.
O momento melhor nos 45 minutos iniciais coincidiu com o crescimento do Grêmio, que tinha mais posse de bola e ameaçava, principalmente, nos ataques pelo lado esquerdo. Gilberto Silva cabeceou com perigo após cobrança de escanteio, aos 28, e Douglas chutou de fora com perigo aos 31.
O gol dos paulistas surgiu em um momento de crescimento da equipe de Ney Franco no jogo. Depois de um ataque desperdiçado por Zé Roberto, Jadson puxou contragolpe em alta velocidade e lançou Cícero, que escapou de Gilberto Silva e chutou forte, vencendo Marcelo Grohe. A desvantagem desestabilizou os gaúchos, que quase sofreram mais um gol: Cortez chegou livre para o fundo e cruzou na medida para Cícero, desmarcado, cabecear para boa defesa de Marcelo Grohe.
Gaúchos faturam na segunda etapa!
O jogo recomeçou da mesma forma que havia se encerrado na primeira etapa: superioridade são-paulina e trabalho para o goleiro gremista. Douglas e Maicon tiveram dois chutes negados pelo arqueiro adversário em poucos minutos de segundo. Em outro lance, de menos perigo, Rhodolfo desviou para fora após falta cobrada por Jadson.
A partir dos 15 minutos, o Grêmio melhorou e passou a investir em Kléber, o jogador mais efetivo do ataque gaúcho. Em um lance, ele bateu de longe com perigo e, no outro, cavou o escanteio que Marquinhos cobrou e Werley, na pequena área, completou de cabeça para garantir o empate no Morumbi.
Ney Franco fez alterações tentando resgatar o São Paulo na partida, mas cedeu ainda mais espaços para o adversário contragolpear: Kléber recebeu lançamento, tirou de João Filipe e acertou a trave de Rogério Ceni. Os esforços do atacante na segunda etapa acabaram surtindo efeito: nos acréscimos, ele aparou cruzamento de Zé Roberto pelo lado direito e André Lima completou para as redes. Virada e vitória importante fora de casa!