quarta-feira, 19 de setembro de 2012

LDU de Loja surpreende, elimina Nacional-URU e pega o São Paulo

O Nacional-URU tinha tudo para se classificar para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, mas deixou escapar a vaga para o surpreendente LDU de Loja, do Equador. Com a vantagem de ter vencido o primeiro jogo, por 1 a 0, fora de casa, a equipe uruguaia acabou derrotada pelo time equatoriano, por 2 a 1, nesta terça-feira, no estádio Centenário, em Montevidéu, e viu os visitantes comemorarem a vaga no encharcado gramado pela forte chuva que caiu durante o jogo. O time equatoriano, que avançou por ter feito mais gols na casa do adversário, agora jogará contra o São Paulo.

A confiança dos uruguaios era tanta que a torcida do Nacional-URU não estreou um bandeirão nesta terça, com o objetivo de exibi-lo contra o Tricolor paulista. Mas terá de aproveitar outra oportunidade.

Jonny Uchuari, Nacional x LDU de Loja (Foto: Agência Reuters)Johnny Uchuari comemora o primeiro gol do LDU de Loja sobre o Nacional-URU (Foto: Agência Reuters)

O time visitante abriu o marcador aos 20 minutos de partida, em gol de cabeça marcado por Johnny Uchuari. Mas três minutos depois, Adrián Luna, emendou de primeira um cruzamento da esquerda e empatou.

No segundo tempo, apesar de o empate servir, o time uruguaio atuou quase o tempo todo no campo adversário. E num contra-ataque, Wlater Calderón, que já havia desperdiçado excelente chance, marcou de cabeça o segundo gol da equipe equatoriana, aos 33, em posição duvidosa.

A partir daí, o jogo se tornou dramático para o Nacional-URU, que se lançou todo ao ataque. Porém, no fim quase levou o terceiro, mas o brasileiro Fábio Renato perdeu excelente oportunidade, chutando nas mãos do goleiro Jorge Bava. E aos 48, a equipe uruguaia chegou a fazer um gol, que foi invalidado pelo árbitro chileno Patricio Polic.

Deportivo Quito também avança

Em outro jogo realizado nesta terça, o Deportivo Quito se classificou para as oitavas de final ao vencer novamente o Aurora, da Bolívia, por 3 a 1, no estádio Felix Capriles, em Cochabamba. Na primeira partida, a equipe equatoriana havia vencido em casa por 2 a 1. O adversário será o Tigre, da Argentina, que eliminou o Argentinos Juniors.

Os gols do Deportivo Quito nesta terça foram marcados por Julio Bevacqua, aos 14 do primeiro tempo e aos 14 do segundo, e Luis Armando Checa, aos 35 da etapa inicial. Para o time boliviano, Pablo Olmedo descontou, aos 19 da segunda etapa.