quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CBF define: vaga para a Libertadores pelo 2º lugar do BR-12 prevalecerá sobre título da Sul-Americana

Guilherme Palenzuela - 06/11/2012 - 15:48 São Paulo (SP)

Universidad de Chile x São Paulo - Copa Sul-Americana - Gol do Willian José (Foto: Claudio Santana/AFP)
Willian José marcou os dois na vitória do São Paulo sobre La U, no Chile, e colocou o time mais perto da semifinal (Foto: Claudio Santana/AFP)

A CBF definiu na manhã desta terça-feira que prevalecerá a vaga para a Libertadores de 2013 conquistada pelo Brasileirão, caso um clube brasileiro seja campeão da Sul-Americana e termine o campeonato nacional em 2º lugar. A informação já foi passada às diretorias de São Paulo e Grêmio logo após a reunião que resolveu a dúvida. Os dois clubes estão nas quartas de final da Sul-Americana e disputam as primeiras posições do Brasileirão. Nesta situação, o 4º colocado do Brasileirão terá vaga para a primeira fase.

A dúvida sobre em qual vaga entraria um clube que ficasse nesta situação foi levantada pelo LANCENET! no último sábado. O título da Sul-Americana dá vaga para a primeira fase da Libertadores do ano que vem, antes da fase de grupos. O vice do Brasileirão classifica o clube direto para a segunda fase da Libertadores. Apesar da chance de Grêmio e São Paulo alcançarem o feito nesta temporada, a CBF não havia previsto a possibilidade, e até o fim da semana passada não havia definido em qual fase da Libertadores de 2013 entraria um clube caso se encontrasse nesta situação.

LANCENET! Explica: Entenda como ficou a divisão de vagas brasileiras na Libertadores 2013

Com a definição desta terça-feira, caso um dos dois clubes conquiste a Sul-Americana e termine o Brasileirão na 2ª posição, acessará a Libertadores na segunda fase, já nos grupos. O 4º colocado do Brasileirão, neste cenário, herdará a vaga da Sul-Americana para a primeira fase da próxima edição da Copa Libertadores.

O Grêmio é 3º colocado do Brasileirão, a um ponto do Atlético-MG, 2º. Os gaúchos venceram o Millonarios por 1 a 0 no Olímpico, no primeiro jogo das quartas da Sul-Americana, e jogam a volta em Bogotá (COL) no próximo dia 15. O São Paulo, 4º colocado, está a cinco pontos do Galo, e venceu a Universidad de Chile por 2 a 0 em Santiago, na semana passada. O jogo de volta acontece nesta quarta-feira, no Pacaembu.