sábado, 1 de dezembro de 2012

No Pacaembu, Santos vence o São Paulo e leva título do Paulista Sub-20

Santos bate o São Paulo na final do Campeonato Paulista Sub-20 (Foto: Daniel Romeu / globoesporte.com)Santos bate o São Paulo na final do Paulista
Sub-20 (Foto: Daniel Romeu / globoesporte.com)

O Santos conquistou o título do Campeonato Paulista Sub-20 de 2012. Na segunda partida da decisão contra o São Paulo, na manhã deste sábado, no Pacaembu, o Peixe venceu por 1 a 0 e ficou com o título – que não levava desde 2008, na geração que revelou jogadores como Ganso e André. O gol da vitória foi marcado ainda no primeiro tempo pelo atacante Givanildo, artilheiro do time na competição com oito marcados.

No primeiro jogo, na última quarta-feira, na Vila Belmiro, o Santos havia vencido por 1 a 0, gol do volante Lucas Otavio. Do time que entrou em campo na final deste sábado, vários jogadores já tiveram passagem ou compõem o elenco profissional do clube alvinegro: o lateral-direito Douglas, o zagueiro Gustavo Henrique e os meio-campistas Leandrinho e Pedro Castro. A equipe de base é comandada pelo técnico Claudinei Oliveira.

Pelo lado tricolor, com grande maioria de torcida no Pacaembu, vários atletas também já passaram pelo profissional: o atacante Ademilson, o volante Rodrigo Caio, o lateral-esquerdo Henrique Miranda e o zagueiro Luiz Eduardo – além do técnico Sergio Baresi, que já dirigiu o time profissional em 2010, antes da chegada de Carpegiani. O Tricolor buscava o bicampeonato da competição Sub-20, depois de levar o título sobre o Mogi Mirim na final do ano passado.

Precisando de dois gols para reverter o placar do jogo de ida, o São Paulo tomou a iniciativa. Com boa movimentação, o camisa 10, Régis, assustou nos primeiros minutos e quase marcou da entrada da área. Aos poucos, entretanto, o Peixe equilibrou e aumentou ainda mais sua vantagem aos 20 minutos. Após cruzamento na área, o atacante Givanildo invadiu a área por trás, surpreendeu a marcação são-paulina: livre, teve tempo de ajeitar e chutar forte no gol.

Final campeonato paulista sub-20 entre são paulo e santos (Foto: Leandro Martins / Agência Estado)São Paulo e Santos fizeram um jogo de muita pegada (Foto: Leandro Martins / Agência Estado)

O gol marcado no início deu confiança ao Santos, que apertou bem a marcação até o fim do primeiro tempo e dificultou muito a saída do Tricolor. O São Paulo passou a insistir nos chutões e jogadas individuais, mas acabou dando outras chances ao rival da Baixada nos contra-ataques. Ademilson, “cornetado” pela torcida, criou pouco e desperdiçou chances.

O Tricolor voltou com tudo dos vestiários. Aos sete minutos, Henrique Miranda avançou bem pela esquerda e cruzou na área. Fabio Lima completou um pouco atrasado e quase empatou. Mas os ataques desenfreados do Tricolor passaram a deixar espaços. Graças à falta de pontaria de Pedro Castro, o Peixe não matou o jogo aos 13 minutos: sozinho, o meia dominou lançamento, enganou a marcação de Luiz Eduardo e chutou por cima, na cara do goleiro Felipe Passoni.

A torcida são-paulina ia à loucura a cada erro de passe do time. O técnico Sérgio Baresi e o presidente Juvenal Juvêncio, que assistia ao jogo das tribunas, passaram a ser muito xingados: “raça”, pedia a torcida no Pacaembu. O grande destaque foi o goleiro Passoni, que salvou o time de derrota pior com duas grandes defesas em chutes de Givanildo. No fim, no entanto, quem comemorou foram os garotos do Peixe. O time alvinegro mostrou maior organização em campo e mereceu o resultado - com direito a gritos de “olé” da pequena torcida no estádio.