segunda-feira, 29 de abril de 2013

Teve Isso! Dilma x Paes, torcedor no fio de alta tensão e chuva de caxirola

O final de semana no futebol brasileiro foi marcado por muitos fatos curiosos, como a festa que marcou a reabertura do Maracanã com a partida entre Amigos de Bebeto e Amigos de Ronaldo após a reforma visando a Copa das Conderações deste ano e a Copa do Mundo de 2014; um torcedor pendurado no fio de alta tensão para acompanhar a primeira partida da final do Campeonato Mato-Grossense entre Mixto e Cuibá; chuva de caxirola no Ba-Vi;  o noivado do Imperador Adriano; o novo uniforme do São Paulo, além de música da torcida do Botafogo para o atacante Rafael Marques inspirada num dos sucessos de Raul Seixas. Perdeu alguma coisa? Então fique ligado no Teve Isso! desta segunda-feira.

Alta tensão e tenda para se proteger do sol

Tenda no estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra no jogo entre Mixto e Cuiabá (Foto: Reprodução/TVCA)Tenda no estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra
(Foto: Reprodução/TVCA)

Duas cenas fora de campo marcaram a vitória do Mixto sobre o Cuiabá, por 1 a 0, na primeira partida da final do Campeonato Mato-grossense. A primeira delas é “eletrizante”. Um torcedor que não quis pagar ingresso assistiu ao jogo pendurado na árvore vizinha ao estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra. O problema é que ele, sem medo algum, estava se segurando no fio de alta tensão ligado pelos postes de iluminação.

Também chamaram atenção as tendas improvisadas que foram instaladas nas arquibancadas do estádio. Com a divisão das torcidas, o Cuiabá teve o lado oposto das cabines de imprensa como local determinado para assistir ao jogo. Porém, a partida foi disputada às 15h de Mato Grosso e o forte calor fez com que a diretoria do Dourado providenciasse as tendas. O estádio da capital mato-grossense não tem nenhum tipo de cobertura e os torcedores sofrem com o forte sol.

Torcedor do Mixto se segura no fio de alta tensão (Foto: Reprodução/TVCA)Torcedor do Mixto se segura no fio de alta tensão (Foto: Reprodução/TVCA)

O primeiro gol do novo Maracanã

O primeiro gol do Maracanã pós-reforma foi marcado por Washington. O ex-jogador do Fluminense, Atlético-PR e do São Paulo aproveitou cruzamento de Bebeto e finalizou de cabeça. Com a ausência de Romário, que seria titular no time do camisa 7 do Brasil em 94, o "Coração Valente" foi escalado de última hora e aproveitou a oportunidade para fazer história. Apesar do caráter festivo do evento-teste, o ex-atacante comemorou muito o feito no local que sediará as finais da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014. No entanto, o gol não foi suficiente para garantir a vitória do seu time, já que a equipe dos Amigos do Ronaldo venceu a partida por 8 a 5.

Cadê o Baixinho?

Bebeto anunciou que faria dupla de ataque com Romário no evento-teste do Maracanã. Depois, o governo do Rio de Janeiro divulgou a lista de convidados sem o Baixinho. Na véspera do jogo, o ex-camisa 7 da Seleção voltou a confirmar a dupla titular do tetra no duelo com Ronaldo. No entanto, Romário acabou fora da festa. O Baixinho não compareceu ao Maracanã e foi substituído no ataque do time de Bebeto pelo ex-atacante Washington, o "Coração Valente". A camisa 11, que estava reservada para Romário, acabou ficando com o também tetracampeão Zinho. Na primeira escalação divulgada pela organização do evento, Romário aparecia no ataque. Porém, em seguida foi apresentado um novo papel com o nome do Baixinho riscado, a caneta, e com Washington no lugar.

Ronaldo comemora com gandula

Na partida de reinauguração do Maracanã, no amistoso entre os amigos de Ronaldo e Bebeto, o Fenômeno foi protagonista do lance mais marcante. Aos 32 minutos do segundo tempo, ele recebeu passe de Marcio Atala, seu preparador físico no quadro “Medida Certa”, do programa “Fantástico”, da “TV Globo”, aplicou um elástico no ex-jogador Donato e chutou cruzado de canhota. Um golaço que ficará marcado como a primeira pintura do novo Maracanã. O lance empolgou até mesmo o experiente Ronaldo, maior artilheiro da história das Copas do Mundo. Na comemoração, o Fenômeno pulou em cima e abraçou a primeira pessoa que viu na frente: o gandula Fernando Abreu, de 32 anos, que levou um susto e ficou sem saber o que fazer.

O gandula Fernando Abreu participa da comemoração do gol de Ronaldo (Foto: Marcelo Baltar/ Globoesporte.com)O gandula Fernando participou da comemoração do gol de Ronaldo (Foto: Marcelo Baltar/ Globoesporte.com)

Dilma x Paes

Presentes à reabertura do estádio do Maracanã, a presidente Dilma Rousseff, o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital carioca Eduardo Paes entraram no clima de festa do evento. E assim como costuma acontecer nas arquibancadas, teve até "provocação" entre os políticos. Ao ouvir os gritos de torcedores do Flamengo, o prefeito Eduardo Paes, vascaíno, se levantou na tribuna de honra e gritou em coro o nome de seu time. O governador Sérgio Cabral, também torcedor do Vasco, ao risos, pediu para o prefeito, seu parceiro no PMDB, sentar, enquanto contava à presidente o que dizia Paes. Prontamente, Dilma Rousseff resolveu acompanhar os torcedores rubro-negros e gritou: "Mengo".

Operários viram cambistas no Maracanã

Alguns operários do Maracanã, vestidos com o uniforme da obra, abordaram pessoas ao redor do estádio para vender os ingressos distribuídos de graça pelo governo do Rio de Janeiro para o evento-teste realizado no sábado. Alguns cambistas, com roupas sem identificação, também tentaram faturar com o jogo. Os preços chegavam até a R$ 100 por bilhete, mas os trabalhadores ofereciam "promoção" por R$ 50, com direito ao vale-alimentação para um lanche no estádio. Cerca de 20 mil ingressos foram distribuídos para os operários, que tinham direito a levar familiares.

Cambista reabertura maracanã (Foto: Thiago Correia)Cambista vende ingressos distribuídos gratuitamente na reabertura do Maracanã (Foto: Thiago Correia)

Homenagem a Marcos Galhardo

Antes do início da primeira partida entre Tombense e Atlético-MG, no Estádio Almeidão, válida pela semifinal do Campeonato Mineiro, os jogadores da equipe da cidade de Tombos entraram em campo com uma faixa e vestindo uma camisa em homenagem ao meia Marcos Galhardo, que morreu num acidente de carro ocorrido na semana passada em Itaperuna, cidade localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro. O árbitro do jogo também indicou um minuto de silêncio em memória do jogador, que era irmão do lateral Rafael Galhardo, do Santos. Com a bola rolando, o Atlético-MG venceu a partida por 2 a 0 e ficou mais perto da decisão.

Raul Seixas inspira música para atacante Rafael Marques

Mesmo após marcar seu quarto gol no ano com a camisa do Botafogo na goleada por 5 a 0 sobre o Resende, em partida válida pela semifinal da Taça Rio, o atacante Rafael Marques ainda sofre com a impaciência da torcida em alguns momentos com seus erros. No entanto, um refrão adaptado da composição "O Carimbador Maluco", de Raul Seixas, para o especial infantil "Plunct, Plact, Zuum", de 1983, começa a ecoar mais forte a cada jogo na arquibancada. A torcida canta para o jogador: "Plunct, Plact, Zuum, Rafael Marques vai fazer mais um".

Onde a coruja dorme

No mundo do futebol costumamos dizer que a bola foi onde a coruja dorme quando um jogador consegue marcar um gol com um chute no ângulo, sem chances para o goleiro adversário. Na goleada do Fluminense sobre o Volta Redonda por 4 a 1, no Estádio Raulino de Oliveira, na Cidade do Aço, válida pela semifinal da Taça Rio, o meia Thiago Neves fez justamente isso. O curioso é que na balisa onde o gol foi feito mora há bastante tempo um casal de corujas, que virou atração entre os torcedores que frequentam o estádio.  

Sozinho na torcida

Tocerdor fiel não tem jeito. É apaixonado mesmo. E acompanha o time sempre que possível. Neste domingo, em João Pessoa, o torcedor João Neto deu mais uma destas demonstrações de amor ao clube. Era o único torcedor do Nacional de Patos presente ao Estádio Almeidão para assistir à partida contra o Botafogo-PB, pela 11ª rodada do Campeonato Paraibano. O feito é ainda mais impressionante porque o Naça é o lanterna absoluto da competição, com apenas sete pontos conquistados nesta segunda fase. O time acumula duas vitórias e um empate e nada menos do que sete derrotas. Na primeira fase, brigou até o fim contra o rebaixamento. E já quase não tem chances de classificação. Para completar, o Nacional é um time do Sertão e está sediado numa cidade distante 305 km da capital, onde foi realizado o confronto em meio a fortes chuvas. E no fim das contas, apesar das circustâncias, o resultado foi até bom: empate em 2 a 2 contra o Belo.

Torcedor do Nacional-PB é o único presente no Estádio Almeidão pelo Paraibano (Foto: Richardson Gray / Globoesporte.com/pb)Torcedor do Nacional-PB era o único no Estádio Almeidão (Foto: Richardson Gray / Globoesporte.com/pb)

Choro no Clássico das Emoções

Ninguém expressou mais a sua emoção no Clássico das Emoções entre Náutico e Santa Cruz, válido pela semifinal do Campeonato Pernambucano, que o atacante Rogério, do Timbú. Um dos destaques do Náutico durante toda a competição, o jogador não conseguiu conter a tristeza após a eliminação do clube que, mesmo vencendo o Santa Cruz por 2 a 1, ficou fora da decisão. Após o apito final, o atleta deitou-se no gramado e caiu no choro. A cena comoveu o técnico tricolor, Marcelo Martelotte, que fez questão de ir ao encontro do atacante para consolá-lo. Inconformado com a eliminação, Rogério aceitou o apoio do técnico adversário, mas não conseguiu atender os jornalistas, que o esperavam à beira do campo. Chorando muito, o atacante limitou-se a abrir caminho para dirigir-se aos vestiários.

Rogério Marcelo Martelotte (Foto: Reprodução/TV Globo)Atacante Rogério, do Náutico, é consolado pelo técnico Marcelo Martelotte (Foto: Reprodução/TV Globo)

Muricy sai em defesa de Neymar

As vaias e gritos de “pipoqueiro” dirigidos a Neymar no empate da Seleção com o Chile por 2 a 2 irritaram o técnico Muricy Ramalho, do Santos. Incomodado com a reação do público quarta-feira no Mineirão, o treinador avaliou que a torcida brasileira anda “agredindo demais” o atacante, a quem considera a principal esperança do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. O treinador do Peixe também contestou as acusações a Neymar na Paraíba e ironizou os votos de 'repúdio' aprovados pelas Câmaras de João Pessoa e Campina Grande. Muricy citou a própria participação de Neymar no clássico contra o Palmeiras (1 a 1 no tempo normal e 4 a 2 para o Peixe nos pênaltis) pelas quartas de final do Campeonato Paulista, afirmando que mesmo no sacrifício o atacante foi a campo e mostrou disposição e profissionalismo.

Neymar Santos x Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar Santos x Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Como conseguiu perder?

Atual tetracampeão do Sul-Americano Sub-17, o Brasil ficou sem chance de conquistar o penta após empatar em 2 a 2 com o Paraguai pela última rodada da competição. O atacante Kenedy, do Fluminense, marcou duas vezes, mas falhou feio em um lance sem goleiro, desperdiçando o que poderia ser o gol da vitória. Aos 25 minutos do segundo tempo, Caio acertou a trave. A bola sobrou para Kenedy sozinho na pequena área, sem goleiro, mas o atacante chutou para fora. Apesar de não conquistar o título, o Brasil está classificado juntamente com Argentina, Venezuela e Uruguai para o Mundial da categoria, que será realizado nos Emirados Árabes, entre os dias 17 de outubro e 8 de novembro deste ano.

Uniforme novo e diferente

O São Paulo entrou em campo para a partida contra o Penapolense, válida pelas quartas de final do Campeonato Paulista, com um uniforme novo e diferente, todo na cor vermelha, com escudo e patrocinadores quase "invisíveis" de longa distância. Para que isso acontecesse, a diretoria precisou ter a aprovação do Conselho Deliberativo, já que o estatuto do clube não permite a criação de uma terceira camisa. A iniciativa faz parte de uma nova campanha de marketing, cujo slogan é "vermelho, a cor da raça", que celebrou o fim da reforma das novas cadeiras do Morumbi e visa transformar o vermelho na cor oficial do Tricolor. O novo uniforme estreou com vitória, já que o São Paulo derrotou o Penapolense por 1 a 0 e se classificou para a semifinal.

luis fabiano Rogério ceni camisa São Paulo (Foto: VIPCOMM)Atacante Luis Fabiano e goleiro Rogério Ceni com novo uniforme do São Paulo (Foto: VIPCOMM)

Craque na torcida

O meia Alex trocou a tranquilidade em campo por uma tarde como torcedor no Estádio Couto Pereira. O camisa 10 do Coritiba assistiu à vitória coxa-branca das sociais. O motivo foi preservar o atleta de uma possível suspensão para a final, já que ele está pendurado com dois cartões amarelos. Sem tentar despertar muita atenção, a sua presença no estádio não passou despercebida. O Coritiba derrtou o Londrina de virada por 3 a 1.

Alex torcida Coritiba Estádio Couto Pereira (Foto: Gabriel Hamilko)Alex com criança no colo na torcida do Coritiba durante partida contra o Londrina (Foto: Gabriel Hamilko)

Presidente-operário

Antes da partida contra o Penapolense, válida pelas quartas de final do Campeonato Paulista, o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, fixou, simbolicamente, na arquibancada inferior a última cadeira vermelha do projeto de reforma do Morumbi. A troca dos assentos teve início no ano passado e custou aproximadamente R$ 3 milhões com as importações feitas do México. O evento foi realizado em frente ao camarote do dirigente. Sorridente, Juvenal colocou a cadeira no espaço, sentou no local demarcado e depois exibiu o objeto aos torcedores, recebendo aplausos e gritos de incentivo. No mesmo instante, uma bateria de fogos foi disparada.

Juvenal Juvêncio cadeira Morumbi (Foto: Site oficial do São Paulo)Preisdente Juvenal Juvêncio instala a última cadeira vermelha no Morumbi (Foto: Site oficial do São Paulo)

Brown e torcida do Bahia lançam caxirola

Os gritos de incentivo das torcidas de Bahia e Vitória ganharam uma companhia musical. Cerca de uma hora antes do início do clássico Ba-Vi, o músico Carlinhos Brown lançou no gramado da Arena Fonte Nova a caxirola, instrumento criado para a Copa das Confederações deste ano e a Copa do Mundo de 2014. Acompanhado de um grupo formado por 300 percussionistas do Pracatum, Brown ensinou algumas maneiras de tocar a caxirola e tentou incentivar os torcedores presentes no estádio a criar novas maneiras de utilizar o instrumento. Mas a insatisfação da torcida tricolor fez com que as caxirolas acabassem sendo lançadas no gramado da Fonte Nova. Explica-se: o Vitória venceu o Bahia por 2 a 1.

Carlinhos Brown apresenta caxirola na Fonte Nova (Foto: Thiago Pereira)Músico Carlinhos Brown apresenta caxirola na Fonte Nova (Foto: Thiago Pereira)

Polícia evita confusão

Com 2,2 mil ingressos à disposição e todos vendidos somente em São Paulo, alguns torcedores do Corinthians se arriscaram e tentaram passar despercebidos no meio da torcida da Ponte Preta para acompanhar o duelo entre os times, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. A estratégia, porém, não deu certo. Os próprios pontepretanos trataram de identificar alguns corintianos e avisar a Polícia Militar, que atuou na retirada, garantindo a integridade física dos intrusos. Enquanto eram conduzidos à saída do Majestoso, sob escolta da PM, os torcedores do Timão eram constantemente xingados e vaiados pelos fanáticos da Macaca. Com a bola rolando, o Corinthians goleou a Ponte Preta por 4 a 0 e garantiu vaga na semifinal.

Torcida Ponte Preta Corinthians Paulistão (Foto: Guto Marchiori / Globoesporte.com)Polícia retira torcedores do Timão da área destinada à  Macaca (Foto: Guto Marchiori / Globoesporte.com)

Banderinhas ao invés de mosaico

Após a Polícia Militar vetar o  mosaico que a Ponte Preta estava organizando, a diretoria da Macaca encontrou uma nova forma de motivar o torcedor no jogo contra o Corinthians, no Estádio Moisés Lucarelli. Aproximadamente 15 mil bandeirinhas com o símbolo do clube foram confeccionadas em conjunto com a empresa que fornece o material esportivo ao time e distribuídas aos torcedores logo na entrada do Majestoso.

Ponte Preta Paulistão (Foto: Guto Marchiori / Globoesporte.com)Ponte Preta distribui bandeirinhas para substituir mosaico (Foto: Guto Marchiori / Globoesporte.com)

Imperador fica noivo

Dois meses de namoro foram suficientes para Adriano. No sábado, o atacante ficou noivo da dentista Renata Fontes em festa realizada no Rio de Janeiro. A comemoração ficou restrita a poucos amigos. A amada tem servido de inspiração para o jogador, que exibiu há alguns dias em seu Instagram a nova forma física com alguns quilos a menos. Sem jogar há mais de um ano por causa de uma cirurgia no tendão de Aquiles da perna direita, o atacante prometeu que no meio de 2013 estará de volta aos campos.

MONTAGEM festa adriano (Foto: Reprodução / Facebook)Atacante Adriano ficou noivo da dentista Renata Fontes (Foto: Reprodução / Facebook)

Gandula faz sua estreia no novo Maracanã

Símbolo da torcida do Botafogo desde a conquista da Taça Rio de 2012, a gandula-musa Fernanda Maia foi uma das escaladas para trabalhar na reabertura do Maracanã durante a partida entre Amigos de Bebeto e Amigos do Ronaldo. Esta foi a primeira vez de Fernanda como gandula no palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

fernanda maia gandula reabertura maracanã (Foto: Marcelo Baltar)Gandula Fernanda Maia atua pela primeira vez no Maracanã (Foto: Marcelo Baltar)

Goleiro quase fica sem roupa em comemoração

O goleiro Alex, do Comercial, é natural de Três Corações-MG, mesma cidade onde nasceu Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O arqueiro não atingiu a mesma fama que o seu conterrâneo no futebol, mas, em Ribeirão Preto, ele se tornou um dos maiores ídolos da torcida do Bafo e conquistou, neste fim de semana, o seu segundo acesso pelo clube. Na comemoração, Alex ''imitou'' o Rei do Futebol na Copa de 1970, distribuiu todo o seu uniforme para os torcedores e quase ficou sem roupa após o término da partida. O nome de Alex foi o mais gritado pelos torcedores do Comercial durante os 90 minutos da partida contra o Capivariano, no estádio Palma Travassos - derrota por 1 a 0. O seu rosto também era o único estampado em uma das bandeiras da torcida do Bafo.

Comercial acesso Série A1 (Foto: Fernando Machado)Alex é chamado de muralha pela torcida (Foto: Fernando Machado)

Rivaldo empolgado com Mogi

Rivaldo pode até estar chateado com o rebaixamento do São Caetano para a Série A2 do Campeonato Paulista, o primeiro de sua carreira como jogador. No entanto, isto não impede que ele esteja empolgado com a atual fase vivida pelo Mogi Mirim. Após assistir à goleada de 6 a 0 da equipe sobre o Botafogo-SP, pelas quartas de final do Campeonato Paulista,  Rivaldo, que é presidente licenciado do clube, fez questão de descer ao vestiário para parabenizar os jogadores pela atuação. Na corrente final, o pentacampeão pediu a palavra e, segundo pessoas presentes no local, disse que ‘estava muito contente, que espera muito mais contra o Santos e que o Peixe não vai ter moleza’, em referência ao duelo entre os clubes pelas semifinais. Rivaldo também manifestou sua confiança no Mogi Mirim pelo Twitter: anunciou a volta à presidência do Sapão após o rebaixamento do São Caetano, com quem tem contrato como jogador. Como os dois times disputavam a mesma divisão, ele estava impedido de exercer a função administrativa no Mogi.

Rivaldo festa Mogi Mirim Mogi (Foto: Rafael Bertanha / E aí? Produções)Rivaldo participa de corrente após vitória do Mogi (Foto: Rafael Bertanha / E aí? Produções)

Pedindo música no "Fantástico"

O atacante Tiago Cavalcanti foi o grande destaque da partida entre Sampaio Correa e Americano, válida pelo segundo turno do Campeonato Maranhense. O jogador marcou três gols na vitória do Tricolor por 5 a 0. Graças ao seu faro de artilheiro, o jogador pediu música no programa "Fantástico", da TV Globo. A canção escolhida foi "Campeão", da cantora gospel Jamily.

Tiago Cavalcanti comemora gol pelo Sampaio Corrêa com Edgar e Arlindo Maracanã (Foto: De Jesus/O Estado)Tiago Cavalcanti comemora gol pelo Sampaio Corrêa  (Foto: De Jesus/O Estado)