por expulsão na Libertadores (Foto: Getty Images)
Contratado no início desta semana, o lateral-esquerdo Clemente Rodriguez poderá pegar um gancho pesado antes mesmo de estrear pelo São Paulo. Expulso no jogo entre Boca Juniors e Newell’s Old Boys, pelas quartas de final da Taça Libertadores da América, o atleta cumprirá suspensão no primeiro jogo decisivo da Recopa Sul-Americana, contra o Corinthians, marcado para a próxima quarta-feira, no estádio do Morumbi. No entanto, ele será julgado pelo Comitê Disciplinar da Conmebol, em data que ainda será marcada, o que poderá aumentar seu gancho.
Na partida, realizada no dia 29 de maio, o defensor recebeu o cartão vermelho após discutir com o argentino Germán Delfino. Pelo novo código da entidade, criado em janeiro deste ano, o atleta que é excluído da partida após insultar qualquer membro da arbitragem pega uma pena mínima de quatro jogos. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Luis Fabiano, que após a partida com o Arsenal, se desentendeu com o colombiano Wilmar Rondán.
Caso o lateral seja punido, ele perderia os dois jogos da Recopa Sul-Americana, a decisão da Copa Suruga, contra o Kashima Antlers (JAP), no dia 7 de agosto, e a primeira rodada da Copa Sul-Americana, cujo adversário do Tricolor ainda não está definido. O departamento jurídico já prepara a defesa do atleta.
Clemente Rodriguez assinou contrato por duas temporadas e deverá ser apresentado na próxima semana. Como ainda tem vínculo com o Boca Juniors até o dia 30, o atleta trabalha reservadamente no Reffis do CT da Barra Funda. Tão logo tenha condições de jogo, a tendência é que o argentino se torne titular da posição.