Se a liderança do Brasileirão alternou pouco em 2012, no Programa do Cartola não foi diferente. Terminou no último domingo o campeonato, a oitava edição do Cartola FC e a primeira do programa. E para a última rodada de clássicos, a missão da dupla parceira nas transmissões do SPORTV parecia complicada, mas foi cumprida. O comentarista Raphael Rezende e o narrador Eduardo Moreno somaram 106,33 pontos, assumiram o topo do ranking e levaram o título de melhor dupla.
As quatro melhores duplas (Foto: ge.com)
As quatro piores duplas (Foto: ge.com)
Com 94,06 pontos a parceria formada por Rodrigo Caetano (diretor de futebol do Fluminense), e Fernando Prass (goleiro do Vasco) permaneceu na liderança da 9ª até 33ª rodada, 24 rodadas sem serem alcançados. E a liderança só caiu na 34ª rodada, quando o repórter da TV Globo Eric Faria e o repórter do Globoesporte.com Raphael Marinho escalaram bem e assumiram com 104,09 pontos.
Na hora de montar o time, Raphael e Moreno formaram a base com jogadores de Atlético-MG e Grêmio, os dois clubes que ainda brigavam pela segunda colocação. Quando soube da pontuação através da produção, Raphael mostrou surpresa e brincou.
- É sério isso? Mas Kieza e Ronaldinho perderam pênaltis! Se tivessem marcado então, teríamos feito uns 130 pontos! Sobramos (risos) – brincou o comentarista do SPORTV. Eduardo Moreno também não escondeu a alegria.
- Show! Muito legal ganhar assim aos 45 do 2º tempo. Estou muito feliz com o resultado. Ainda mais com minha campanha 100% em 2012! Participei também do bolão do SPORTV na Eurocopa, lembra? E também fiquei na liderança! (risos) – lembrou o narrador.
Curiosidades da dupla
Os dois fazem transmissões pelo SporTV juntos há algum tempo, e a produção do Cartola perguntou se já tinha acontecido algo inédito que tivesse marcado a parceria dos dois. Moreno relembrou um episódio frustrante, mas muito curioso, que aconteceu na estreia da Eurocopa 2012, realizada na Polônia e Ucrânia.
- Foi uma coisa chata, mas não deixou de ser engraçada. Íamos fazer a nossa estreia na Euro com o jogo Dinamarca x Holanda, em Kharkiv. O voo em Varsóvia atrasou horas e não conseguimos chegar para o jogo. Tivemos que ficar na conexão em Kiev, pois também não tinha voo para retornar para Varsóvia. Acabamos vendo a partida em uma TV nos fundos do hotel de beira de estrada que a companhia aérea nos hospedou. Narração em ucraniano e tudo! E nós lá, decepcionados por não estarmos na transmissão – contou o narrador.
Perguntado sobre o que era mais complicado, narrar ou montar uma equipe, Moreno não precisou de muito tempo.
- Mais difícil é montar o time! No Cartola, dependo dos jogadores e da imprevisibilidade do futebol. Narrar é fazer o que está acontecendo, ao vivo, e com a ajuda de profissionais competentes ao meu lado - finaliza ele.
Raphael Rezende e Eduardo Moreno são os líderes da primeira edição do programa (Foto: Christiane Mussi)