sábado, 19 de janeiro de 2013

Contra Mirassol, São Paulo testa vida sem Lucas na estreia no Paulista

paulo henrique ganso são paulo treino (Foto: Helvio Romero / Agência Estado)Ganso é a esperança do São Paulo em 2013
(Foto: Helvio Romero / Agência Estado)

O alvo é a quarta-feira, mas o São Paulo tem neste sábado a chance entrar nos eixos logo no início de 2013. A menos de uma semana da estreia na fase prévia da Taça Libertadores, contra o Bolívar, o Tricolor recebe o Mirassol, às 17h, no Morumbi, com a missão de corrigir alguns erros apresentados na pré-temporada e mostrar que pode viver sem o ídolo Lucas, vendido ao Paris Saint-Germain.

O técnico Ney Franco passou as duas semanas de treinamento tentando encontrar uma solução para a saída do atacante. Paulo Henrique Ganso acabou escalado na vaga, mas quem passou a atuar pelo lado direito do setor ofensivo foi Jadson, cérebro da equipe no ano passado. Nos jogos-treino, goleada por 9 a 1 sobre o Barueri e empate por 2 a 2 diante do RB Brasil.

Dos quatro reforços contratados até o momento, apenas o zagueiro Lúcio será titular. Poucas modificações em uma equipe que precisa criar corpo rapidamente para não decepcionar logo no grande objetivo do ano. O Tricolor decide a vaga na fase de grupos da Libertadores no dia 30 de janeiro, em La Paz.

Já o Mirassol inicia seu sexto Paulistão seguido de olho em, no mínimo, repetir o desempenho dos últimos dois anos, quando se classificou para a Série D do Brasileiro e disputou, sem sucesso, o título do Interior. O time, porém, está muito renovado em relação ao ano passado: dos 11 titulares, apenas o volante Alex Silva estava no elenco no Estadual de 2012. Como o time está treinando desde novembro, o técnico Ivan Baitello está otimista e, como o São Paulo está mais com a cabeça na Libertadores, sonha em beliscar pelo menos um ponto no Morumbi.

Raphael Claus apita a partida. Os auxiliares são Mauro André de Freitas e Renata Ruel Xavier de Brito. O Premiere Futebol Clube transmite a partida, e você acompanha também, em Tempo Real com vídeos, no GLOBOESPORTE.COM.

header as escalações 2

São Paulo: depois de duas semanas de testes, o técnico Ney Franco optou por uma formação sem grandes novidades em relação a 2012. O treinador procura um jogador para atuar no lugar de Lucas, pela direita do setor ofensivo. Por enquanto Jadson foi o escolhido. Douglas, Aloísio e Cañete são as outras opções. Na defesa, a grande novidade é a presença do pentacampeão Lúcio, principal reforço do clube para a temporada. Rafael Toloi perdeu a vaga. O Tricolor joga com: Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Rhodolfo e Carleto; Wellington, Denilson, Jadson e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano.

Mirassol: Ivan Baitello fez vários testes durante a pré-temporada, e escalou o provável time titular apenas uma vez, no jogo-treino com o Marília, um empate por 1 a 1, no último sábado. A equipe deve jogar com: Diego; Arnaldo, Welton Felipe, Gian e Andrezinho; Alex Silva, Mineiro (Rodrigo Possebon), Camilo e Felipe Lima; Caion e Adilson Bahia.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

São Paulo: o lateral-esquerdo Cortez, com dores na coxa direita, não foi liberado pelos médicos. O recém-contratado atacante Wallyson está em recuperação por causa de uma cirurgia no tornozelo esquerdo e só deve estrear no fim de fevereiro. Já Negueba, que lesionou o joelho direito logo no terceiro dia de clube, ficará seis meses fora.

Mirassol: anunciado no fim de semana passado, o atacante Marcel, ex-São Paulo, Grêmio e Coritiba, entre outros times, ficou no interior para recuperar a forma física e deve ser escalado apenas na terceira rodada, quando a equipe enfrenta o Corinthians.

header fique de olho 2

São Paulo: o Tricolor aposta tudo em um grande ano de recuperação de Paulo Henrique Ganso. Contratado em setembro, o jogador conseguiu realizar toda a pré-temporada com a equipe e desponta com a missão de ser o maestro da equipe neste ano.

Mirassol: o goleiro Diego foi campeão da Copa do Brasil com o Flamengo, em 2006, defendeu o Avaí na última Série B e faz sua primeira passagem pelo futebol paulista.

header o que eles disseram

Ney Franco, técnico do São Paulo: Vamos valorizar muito essa competição. O São Paulo não ganha desde 2005. Estaremos na luta pelo título. É um torneio com um nível muito alto. Como tradição, sempre aparecem dois ou três times fortes do interior. É o regional mais disputado do país”.

Caion, atacante do Mirassol: “A gente está bastante focado para a estreia. Espero repetir o bom desempenho dos jogos-treinos durante o Paulistão".

header números e curiosidades (Foto: arte esporte)

* Quem leva vantagem? Veja o histórico de confrontos na Futpédia

* O São Paulo não vence o Campeonato Paulista desde 2005, quando era dirigido por Emerson Leão. O Tricolor ficou com o título ao abrir oito pontos de vantagem para o segundo colocado, o Corinthians. Na ocasião, o torneio foi disputado no sistema de pontos corridos.

* Entre os quatro grandes clubes do futebol paulista, o São Paulo é quem está há mais tempo sem conquistar o Paulistão. Caso não vença, o clube completará oito anos de fila. Esse jejum só é maior que o enfrentado de 1958 a 1970.

* No ano passado, o São Paulo terminou o Campeonato Paulista na terceira posição com a seguinte campanha: 21 jogos, 14 vitórias, quatro empates e três derrotas, com 47 gols marcados e 25 sofridos. O Tricolor foi eliminado nas semifinais pelo Santos.

* Fundado em 1925, o Mirassol somente participou das competições do futebol paulista em 1951, quando disputou a segunda divisão. A partir dos anos 60, o Mirassol passou a disputar com mais frequências as competições oficiais. Nos anos 80 e 90, o clube sempre se alternou entre as séries A-2 e A-3. Em 2004, foi vice-campeão da Série A3 e chegou e estreou na elite em 2008.

* Essas foram as colocações do Mirassol na Série A-1 do Paulistão: oitavo lugar em 2008 (29 pontos); sétimo lugar em 2009 (28 pontos); 14º lugar em 2010 (22 pontos); sétimo lugar em 2011 (30 pontos) e nono lugar no ano passado (25 pontos).
header último confronto v2

São Paulo e Mirassol se enfrentaram pela última vez no dia 25 de março do ano passado, no interior do estado. Mesmo jogando com uma equipe bastante modificada, o Tricolor levou vantagem na casa do adversário e venceu por 1 a 0. O zagueiro Rhodolfo, aos 19 minutos do segundo tempo, marcou o gol que deu o triunfo ao time dirigido na ocasião por Emerson Leão.