Maior vencedor do Campeonato Paulista com 26 títulos, o Corinthians é talvez o grande favorito ao título. O Timão chega para a disputa da competição estadual com todos os titulares que conquistaram o Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. Além disso, a diretoria alvinegra abriu os cofres para trazer o zagueiro Gil, o meia Renato Augusto e o atacante Alexandre Pato.
Apesar da expectativa, o Corinthians começará o Paulistão sem os jogadores que foram mais utilizados por Tite na competição intercontinental. A tendência é que eles estejam em campo na quarta rodada, diante do Mogi Mirim, no Pacaembu. A dificuldade da equipe pode vir também quando o time precisar dividir esforços entre o estadual e a Copa Libertadores.
Para suportar o desgastante calendário, o comandante corintiano conta com uma mescla de jovens jogadores e atletas mais experientes.
Time base: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Alexandre Pato, Paolo Guerrero e Emerson.
Destaque: Paulinho
Paulinho é mais um volante que chegou ao Timão como um desconhecido, mas hoje é o jogador mais importante no esquema tático da equipe. Destaque nas conquistas do Campeonato Brasileiro de 2011, da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes, o camisa 8 forma ao lado do “cão de guarda” Ralf a melhor dupla de volantes do futebol nacional.
O Palmeiras é o único dos grandes que não entra no Paulistão como favorito ao título. A falta de reforços, o rebaixamento no Brasileirão e a briga política fazem do clube uma incógnita, não só para o estadual, mas também para o resto da temporada.
A equipe conseguiu manter Barcos, após vários rumores de uma possível saída, mas perdeu Marcos Assunção, o capitão do time na temporada passada. Os reforços também não chegaram. Apenas o lateral Ayrton e o goleiro Fernando Prass foram apresentados, enquanto Riquelme continua negociando.
A expectativa da torcida palmeirense fica para o trabalho de Gilson Kleina como comandante do time. Após sucesso na Ponte Preta, Gilson tenta fazer do elenco palmeirense um time competitivo para Paulistão.
Time Base: Fernando Prass; Ayrton, Henrique, Maurício Ramos e Juninho; Denoni, Wesley, Souza e Valdivia; Maikon Leite e Barcos.
Destaque: Barcos
Pensar em destaque no time do Palmeiras é o mesmo que falar Hernán Barcos. Apesar da temporada pífia da equipe no Brasileirão de 2012, o argentino ganhou destaque pela grande habilidade e os vários gols marcados. O artilheiro já prometeu 28 gols com a camisa alviverde em 2013, mesmo número que tinha falado na temporada passada. Alguém duvida?
Atual tricampeão paulista, o Santos pode se tornar em 2013 o primeiro clube tetracampeão estadual de forma consecutiva desde que a competição foi profissionalizada. Se depender do elenco que o técnico Muricy Ramalho terá a sua disposição, o torcedor santista pode ficar otimista.
Para fazer companhia para o craque Neymar, a diretoria do Peixe contratou peças importantes, como os meias Montillo e Cícero, além do volante Marcos Assunção. Também chegaram o zagueiro Neto, o volante Renê Junior e o meia Pinga. Por outro lado, Bruno Rodrigo, David Braz, Henrique e Gérson Magrão foram negociados. Outro que deve deixar o clube é o volante Adriano.
Outro fator que leva o Santos a ser o grande candidato ao título do Paulistão é o fato de que o clube é o único dos grandes que não disputará a Copa Libertadores e, portanto, não precisará poupar jogadores por conta da competição sul-americana.
Time Base: Rafael, Nei, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Marcos Assunção, Cícero e Montillo; Neymar e André.
Destaque: Neymar
Principal estrela do futebol brasileiro, o atacante Neymar é a grande esperança do Santos em todas as partidas que está presente. A joia santista é o que diferencia o time da baixada de seus adversários graças ao seu talento individual capaz de decidir partidas e encantar os torcedores.
Após algumas temporadas com elencos abaixo da média, o São Paulo parece disposto a retomar o papel de protagonista no futebol nacional. A equipe entra no Paulistão com um elenco recheado de reforços e com o título da Copa Sul-Americana como prova de qualidade.
Apesar da saída de Lucas para o PSG, o Tricolor trabalhou e trouxe novos reforços. Paulo Henrique Ganso finalmente deve ganhar mais chances como titular, enquanto Wallyson, ex-Cruzeiro, e Aloísio, ex-Figueirense, são boas apostas para o ataque. O destaque fica para o veterano Lúcio, que chega para comandar a zaga são-paulina.
Ney Franco terá um elenco recheado de bons jogadores e vai poder provar que pode montar uma equipe vencedora. A missão mais difícil é fazer o entrosamento de Jádson, Ganso, Osvaldo e Luís Fabiano funcionar com qualidade no setor ofensivo.
Time Base: Rogério Ceni; Douglas, Rhodolfo, Lúcio e Cortez; Denílson, Wellington, Jadson e Ganso; Osvaldo e Luís Fabiano.
Destaque: Luís Fabiano
Apesar do comportamento explosivo, Luís Fabiano continua sendo a principal referência no time tricolor. Com excelente qualidade nas finalizações e boa movimentação, Fabuloso conseguiu a vice-artilharia do Campeonato Brasileiro. Em 2013, o atacante almeja não só os gols, mas também uma chance de voltar a defender a Seleção Brasileira.