segunda-feira, 20 de maio de 2013

Noriega critica uso de sinalizadores por torcedores do Timão: 'Lamentável'

A torcida do Corinthians fez a festa dentro da Vila Belmiro com a conquista do título paulista após o empate com o Santos, porém, antes mesmo do final da partida, usou sinalizadores para comemorar. A atitude gerou a paralisação do jogo e foi duramente criticada pelos comentaristas do SporTV, que relembraram o episódio ocorrido na Bolívia, quando um torcedor do Santa Fé morreu após ser atingido por um artefato lançado por um torcedor do Timão, em jogo da Taça Libertadores. O jornalista Maurício Noriega lamentou a atitude e a falta de fiscalização, mesmo que o sinalizador utilizado tenha sido diferente daquele que matou Kevin Espada. Dois deles foram jogadores no gramado (assista ao vídeo).

- É lamentával que isso se repita. Para gente entrar na Vila Belmiro, o policial pede que abra a mochila, mostre o computador, anotações, e como isso (sinalizador) entra no estádio? Não consigo entender. Não é um sinalizador, são dezenas de sinalizadores. Pode não ser aquele que matou o garoto na Bolívia, mas o cara joga no gramado... e se pega na cabeça de um fotógrafo, um repórter, em uma placa, pode pegar fogo - disse.

Torcida Corinthians; Vila, sinalizadores (Foto: Reprodução/SporTV)Torcida do Corinthians usou sinalizadores nas arquibancadas da Vila Belmiro (Foto: Reprodução/SporTV)

O narrador Milton Leite detalhou o fato e também lamentou o uso dos sinalizadores. Ele destacou a atitude do árbitro Guilherme Ceretta e do jogador Alessandro, que interferiu diante da atitude da torcida.

- Eles foram atirados (no gramado) depois que o Ceretta paralisou o jogo. A torcida ficou brava e começou a atirar. Quando ele (árbitro) viu que estava tudo iluminado, resolveu paralisar porque há uma orientação da Federação Paulista de Futebol, desde o episódio da Bolíva, para que isso aconteça. Ele esperou que todos ficassem apagados para recomeçar - contou.

Sinalizador em campo Santos x Corinthians (Foto: Reprodução/SporTV)Artefato chegou a ser jogado no gramado após
paralisação da partida (Foto: Reprodução/SporTV)

Wagner Vilaron também questionou o uso dos artefatos e como os torcedores conseguiram entrar na Vila Belmiro com os sinalizadores. Para ele, a fiscalização deveria ser mais rigorosa, mesmo com a existência de um decreto que proíbe a utilização.

- O torcedor não vai obedecer só porque foi assinado um papel proibindo. Tem que ter um sistema de fiscalização para apurar tudo isso. O que a gente viu aqui foi uma falha gritante na questão da segurança - considerou.

O apresentador do Troca de Passes, Bruno Souza, lembrou da morte de Kevin Espada e alertou para os riscos.

- Parece que o torcedor do Corinthians não aprendeu, a mesma torcida atirando sinalizadores no gramado. É outro tipo de sinalizador, mas o mesmo erro - afirmou.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)