sexta-feira, 10 de agosto de 2012

CBF anuncia que Sul-Americana de 2013 pode ter times da Série B

A CBF anunciou mudanças no critério de classificação para a Copa Sul-Americana de 2013. O motivo das alterações é o novo formato da Copa do Brasil, que terá 86 clubes, incluindo os participantes da Copa Libertadores. O resultado é que na edição de 2013 da Sul-Americana poderemos ter participantes da Série B do Campeonato Brasileiro.

Como a quarta fase da Copa do Brasil coincidirá com o início da Copa Sul-Americana, a solução encontrada pela CBF é a de completar as vagas da competição internacional com os clubes melhores colocados na Série A, caso os oito que teriam direito ainda estejam na Copa do Brasil, quando a Sul-Americana iniciar.

Na hipótese das oito vagas não serem preenchidas por clubes que fiquem no máximo na 16ª colocação na Série A de 2012, os quatro primeiros da Série B passam a ter direito de disputar a Copa Sul-Americana. Caso estejam na quarta fase da Copa do Brasil, os rebaixados da Série A de 2012 entram na Sul-Americana.

Vale lembrar que os clubes participantes da Libertadores de 2013 estão automaticamente classificados para a quarta fase da Copa do Brasil.

Confira o comunicado da CBF na íntegra:

ofício da CBF (Foto: Reprodução)Primeira parte do ofício da CBF com mudanças nos critérios para a Sul-Americana (Foto: Reprodução)

ofício da CBF (Foto: Reprodução)Segunda parte ofício da CBF com mudanças nos critérios para a Sul-Americana (Foto: Reprodução)