sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Pacotão da rodada#15: Barcos tem gol mal anulado e Tenorio faz 'pintura'

Tenório Vasco x Sport (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)Foi de Tenorio o golaço da 15ª rodada do Brasileiro
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)

A 15ª rodada do Brasileirão manteve o Atlético-MG na liderança, teve um alto índice de expulsões, o menor número de cartões amarelos e o fato inédito, até aqui, de nenhum pênalti ter sido marcado em todas as partidas. Foram cinco vermelhos aplicados, mesma marca da nona rodada, mas apenas 36 amarelos. E, assim como nas rodadas 4 e 14, que ainda têm um jogo a ser disputado, foram marcados somente 19 gols. Mas vale destacar que um deles foi uma pintura do equatoriano Carlos Tenorio, atacante do Vasco, que deixou goleiro e zagueiro do Sport no chão e ajudou a manter o time cruz-maltino a apenas um ponto do líder Galo.

O duelo entre Botafogo e Palmeiras, no Engenhão, ficou marcado por um erro grave de um dos auxiliares, que prejudicou o time paulista no que seria o terceiro gol do argentino Barcos. O belo drible de Fernandinho em lance que originou o segundo gol do Alviverde também merece destaque. Léo Moura, do Flamengo, foi o autor do sarrafo da rodada, Ronny, do Figueirense, do gol mais perdido, e Marcos Aurélio, do Internacional, do mico do meio de semana.

Seis gols, quase um terço de todos da jornada, aconteceram na vitória do Santos sobre o Cruzeiro por 4 a 2, na Vila Belmiro, que recebeu o menor público do meio de semana: apenas 3.215 torcedores pagaram ingresso para assistir à partida. Número bem diferente dos 24.372 que viram o empate do Corinthians com o Atlético-GO por 1 a 1, no Pacaembu.

No jogo com mais cartões de toda a rodada, oito no total, e com a defesa mais bela, a de Vanderlei, do Coritiba, no finzinho do primeiro tempo, o Atlético-MG superou o Coxa por 1 a 0, com um gol do zagueiro Réver, após assistência de Ronaldinho Gaúcho.

Confira abaixo as estatísticas e os destaques do meio de semana, com vídeos:

Estatística pacotão da 15ª rodada brasileirão 2012 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

golaco (Foto: Infoesporte)

O atacante equatoriano Tenorio, do Vasco, deixou o goleiro Magrão e o volante Tobi caídos no gramado, aos 39 minutos do segundo tempo, e sacramentou a vitória cruz-maltina, na Ilha do Retiro, por 2 a 0. Uma pintura assinada por um jogador que ficou longo tempo lesionado, mas que parece estar com apetite dobrado para a disputa do Brasileirão.  

erro (Foto: Infoesporte)

O árbitro Francisco Carlos do Nascimento seguiu a sinalização do auxiliar Antônio Guimarães e prejudicou o Palmeiras num lance que daria origem ao terceiro gol do time paulista, no que também seria o terceiro do atacante Barcos. Após vacilo do zagueiro Fábio Ferreira, o "Pirata" recebeu bola em posição legal, mas o impedimento foi, equivocadamente, assinalado.

sarrafo (Foto: Infoesporte)

O lateral-direito Léo Moura, do Flamengo, exagerou na medida e fez uma falta violenta no meia Ronny. O árbitro Leandro Vuaden, que já havia expulsado um jogador do Figueirense, não pensou duas vezes e colocou o jogador para fora já no finzinho da primeira etapa. Sorte de Léo Moura que o Flamengo voltou bem para o segundo tempo e derrotou a equipe catarinense por 2 a 0.

gol+perdido (Foto: Infoesporte)

O meia Ronny puxou o contra-ataque do Figueirense, aos 43 minutos do primeiro tempo, tabelou com o atacante Loco Abreu, mas, na hora de finalizar, perdeu excelente oportunidade de abrir o placar para o time catarinense. Cara a cara com Felipe, ele bateu cruzado, e a bola foi para fora. Ronny ainda tinha a opção de devolver a bola para o uruguaio, mas, definitivamente, não foi feliz na jogada.

defesa (Foto: Infoesporte)

O goleiro Vanderlei, do Coritiba, não evitou a derrota por 1 a 0 para o líder Atlético-MG, no Independência, mas pelo menos, neste lance, aos 45 minutos do primeiro tempo, fez uma bela defesa após finalização do atacante Guilherme. Ele se esticou todo e conseguiu evitar o gol. A bola ainda bateu na trave antes de sair pela linha de fundo.

header drible (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Fernandinho fez a jogada mais plástica da rodada ao colocar a bola entre as pernas de Lennon e ainda dar o passe para Barcos fazer o segundo gol do Palmeiras, aos 27 minutos da etapa final. Uma jogada marcante, que ajudou o Palmeiras a respirar no Brasileirão com a importante vitória sobre o Botafogo, no Rio de Janeiro.

mico (Foto: Infoesporte)


A intenção era fazer um cruzamento. Mas Marcos Aurélio, do Internacional, não foi nada bem na execução e irritou ainda mais a torcida do Colorado, que viu seu time apenas empatar com o Náutico, no Beira-Rio, por 0 a 0. Intenção nota dez, execução nota zero, e apenas as vaias restaram a Marcos Aurélio.