A derrota por 2 a 1 para o Fluminense na noite da última quinta-feira, em São Januário, deixou o São Paulo ainda mais longe dos líderes do Campeonato Brasileiro (veja os melhores momentos no vídeo ao lado). Com 25 pontos conquistados, dez a menos que o primeiro colocado Atlético-MG, o Tricolor Paulista ocupa apenas a sexta posição na tabela de classificação. Nada, porém, que desanime Ney Franco. Após a partida no Rio de Janeiro, o técnico afirmou que a briga de sua equipe é sim pelo título e lembrou que a competição nacional sequer chegou a sua metade.
- Os líderes deram uma arrancada, mas o campeonato é longo. O quarto colocado tem três pontos a mais que a gente e é o nosso próximo adversário. Nosso pensamento é sim pelo título. Vamos disputar o Brasileiro e a Sul-Americana para ganhar. Vale lembrar que não estamos nem na metade da competição nacional. É dessa forma que encaro. Vou sempre tentar armar a equipe para buscar o resultado positivo - resumiu Ney.
Como o próprio treinador falou, o próximo compromisso do São Paulo é diante do Grêmio, domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbi. A equipe gaúcha é a quarta colocada do Brasileiro com 28 pontos. Números que levaram o treinador a classificar o confronto como um jogo chave para as pretensões do Tricolor na competição.
- É um jogo chave na tabela sem dúvidas. Hoje estamos a dois pontos das equipes que vem logo atrás de nós (Botafogo e Cruzeiro), um atrás do Internacional, a três do Grêmio que é o quarto colocado... É só estudar a tabela. Vir ao Rio e perder do Fluminense é normal até pelo momento do adversário. Não vou dizer que estava no planejamento, porque sempre queremos a vitória. Mas é um resultado normal diante de um clássico equilibrado. Agora teremos a possibilidade enfrentar e até passar o Grêmio em caso de triunfo, já que levaremos vantagem no número de vitórias - disse.
Desfalque e esquema
Jogamos bem nos últimos três jogos e agora não fomos felizes no resultado, apenas isso. Não é motivo para mudar tudo (...). Por isso a tendência maior é manter o esquema com três zagueiros mesmo sem o Toloi"
Ney Franco
Para o jogo de domingo, Ney não poderá contar com o zagueiro Rafael Toloi, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Apesar do desfalque, o treinador deu a entender que manterá o esquema com três zagueiros diante do Grêmio. Perguntado sobre possíveis mudanças na escalação, ele foi claro ao lembrar que mexer na estrutura da equipe a cada resultado negativo não é o ideal.
- Já temos esse problema do Toloi. O Jadson também saiu de campo reclamando de uma pancada no joelho. Não dá para antecipar nada. Só posso adiantar que temos condições de escalar uma equipe forte o suficiente para encarar o Grêmio e buscar mais uma vitória em casa no Campeonato Brasileiro. A questão é que se eu for mexer na estrutura da equipe a cada tropeço nós teremos problemas de falta de sequência. Jogamos bem nos últimos três jogos e agora não fomos felizes no resultado, apenas isso. Não é motivo para mudar tudo e também nem temos tempo de treinamento para isso. Domingo já tem outro jogo. Por isso a tendência maior é manter o esquema com três zagueiros mesmo sem o Toloi - disse.