Guilherme Palenzuela - 10/01/2013 - 14:00 Sâo Paulo (SP)
O zagueiro Lúcio, de 34 anos, é a principal contratação do São Paulo para o ano de 2013, e já surpreende a comissão técnica nos primeiros dias de pré-temporada, no CFA de Cotia. Na manhã da última terça-feira, enquanto o elenco fez exercícios de reforço muscular no Reffis, o defensor ganhou folga por conta do bom preparo físico com que chegou ao clube. A rotina será seguida nos próximos dias, e Lúcio será o único jogador do elenco que será retirado de determinados exercícios por já ter atingido a condição física ideal.
Os 34 anos de idade não fazem mal à condição física de Lúcio. Sua superioridade em relação ao elenco se justifica no ano de 2012. Lúcio deixou a Juventus (ITA) no fim de dezembro, enquanto o clube italiano estava no meio da temporada. Apesar de não ter participado da maioria dos jogos da ex-equipe, o zagueiro participava ativamente dos treinos, fato, agora, comprovado pela comissão técnica do São Paulo.
- Em determinados momentos da pré-temporada, vamos optar por tirá-lo de parte de alguns trabalhos, assim como aconteceu no trabalho físico da manhã de terça, quando ele não participou dos exercícios físicos com o grupo. Optamos por tirá-lo porque seria saturar um pouco, ele vinha em atividade na Juventus até dezembro, quando foi contratado, e já está preparado, então está em plenas condições. Não vi nenhum senão - disse o chefe da preparação física do São Paulo, Alexandre Lopes, após o treino da tarde de quarta-feira, em Cotia.
Lúcio foi contratado pela diretoria são-paulina com a intenção de reforçar a defesa e dar à equipe um pouco do perfil da Copa Libertadores, para a qual o São Paulo volta, em 2013, após não participar das duas últimas edições. O zagueiro foi o capitão da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul, fazia parte da Amarelinha até setembro de 2011 e acumula no currículo passagens vitoriosas por clubes como Bayern de Munique (ALE) e Inter de Milão (ITA).
O reflexo da boa condição física foi exposto no primeiro esboço da equipe titular do técnico Ney Franco, no treino da última segunda-feira. Lúcio já ganhou a posição de titular do time, deixou Rafael Toloi no banco, e tem tudo para disputar desde o início a partida contra o Bolívar (BOL), no próximo dia 23, pela primeira fase da Copa Libertadores.
Lúcio já deu a resposta a quem duvidava de sua condição física, aos 34 anos. No próximo dia 23 terá a chance de mostrar à diretoria e à torcida que a confiança na grande contratação para 2013 vai se converter em alegrias.