sexta-feira, 19 de abril de 2013

Aldo nega prejuízo em arena de MT e cita baixa média no Paulista e Carioca

Aldo Rebelo visita as obras da Arena Pantanal (Foto: Robson Boamorte)Aldo Rebelo elogiou o andamento das obras da arena
(Foto: Robson Boamorte)

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, criticou a baixa média de público no Campeonato Paulista e Carioca, durante sua visita à Arena Pantanal, em Cuiabá. Ele citou o fato, após o questionamento sobre o estádio mato-grossense ser considerado um potencial elefante branco, devido a baixa representatividade nacional do futebol local, e a consequente baixa de público nos estádios.

- Não existe isso, até porque ela foi pensada para ser multiuso e não ter somente o futebol como evento principal. Analise a média de público no Campeonato Paulista e Carioca. Eles estão bem abaixo da média. Não é somente aqui que isso acontece – disse Rebelo, ao se referir ao baixo público do Campeonato Mato-grossense e que poderá comprometer a utilização da Arena Pantanal.

O ministro esteve em Cuiabá nesta sexta-feira, para acompanhar as obras do estádio, palco de quatro jogos na Copa do Mundo 2014.

Um levantamento feito pelo GLOBOESPORTE.COM, aponta que o Campeonato Paulista tem média de 5.692 torcedores, em balanço divulgado em março. Já o Campeonato Carioca tem média de apenas 2.387. Em 2012, o Paulistão teve 5.298 torcedores nas primeiras rodadas, enquanto o Carioca colocou apenas 1.880.

Com a demolição do antigo estádio Governador José Fragelli, o Verdão, Cuiabá ficou com apenas o estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, que recebe as partidas do Campeonato Mato-grossense, Copa do Brasil e Séries C e D do Campeonato Brasileiro.

Ele tem capacidade de 5 mil torcedores, mas sofre para colocar mil pessoas. Em um geral, o Campeonato Mato-grossense 2013 teve em média de 500 pagantes por partida. Dos times da capital, apenas o Cuiabá tem presença garantida na Série C. Mixto e Mato Grosso brigam por uma vaga na Série D, que vai para o campeão estadual.

A Arena Pantanal terá capacidade para receber 44.336 torcedores e terá uma redução de cerca de 17 mil assentos, após a Copa do Mundo. Os dois últimos pavimentos dos setores norte e sul do estádio são desmontáveis. Mesmo assim, a cidade terá um estádio para comportar 27 mil torcedores. O estádio deve ser entregue em dezembro de 2013.

Arena Pantanal abril 2013 (Foto: Robson Boamorte)Toda essa estrutura será desmontada ao término da Copa do Mundo 2014 (Foto: Robson Boamorte)