segunda-feira, 9 de julho de 2012

Artilheiro do Ano: dupla olímpica marca e aumenta conta no ranking

Neymar comemora gol do Santos contra o Grêmio (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Neymar comemora o gol que marcou contra o
Grêmio (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)

Com o carimbo de uma dupla olímpica, Santos e Internacional venceram no Campeonato Brasileiro. Convocados para a Seleção, que disputará os Jogos Olímpicos de Londres, Neymar e Leandro Damião marcaram um gol cada, ajudaram seus respectivos times a triunfarem na competição nacional e aumentaram a conta no Prêmio Artilheiro do Ano, que dará o Troféu Friedenreich ao maior goleador do futebol brasileiro em 2012.

Sem ganhar um jogo sequer no Brasileirão, o Peixe enfim desencantou. A vítima foi o Grêmio, que perdeu por 4 a 2, na Vila Belmiro e assistiu ao craque santista dar uma assistência e anotar um gol, o trigésimo na temporada. O moicano permanece na vice-liderança no ranking de goleadores da temporada, mas abriu dois gols de vantagem sobre o terceiro colocado Lúcio Maranhão, do ASA, que perdeu para o Avaí, por 2 a 0, na Ressacada.

Ganhador do prêmio no ano passado, Leandro Damião deixou a sua marca na vitória do Internacional sobre o Cruzeiro, por 2 a 1, no Beira-Rio e pulou da sexta para a sétima colocação no ranking com 20 gols. Junto dele está Alecsandro, do Vasco, que em todas as vitórias do Vasco no Campeonato Brasileiro mandou a bola para o fundo da rede. O atacante não marcou no fim de semana e a cena se repetiu: o time cruz-maltino empatou com o Figueirense em 1 a 1.

Folgado na liderança desta disputa com 37 gols na temporada, Neto Baiano também passou em branco, mas mesmo sem a colaboração do seu goleador, o Vitória derrotou o ABC por 1 a 0, no Frasqueirão. A novidade na lista de artilheiros é a presença de Ricardo Goulart, do Goiás, com 16 gols.

Vale lembrar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do prêmio de "Artilheiro do Ano" que leva o Troféu Friedenreich: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

Prêmio Friedenreich 08/07/12 (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), 38 gols 

Montagem artilheiros Prêmio Friedenreich (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)