quinta-feira, 9 de maio de 2013

Santos 'corneta' liberação da CBF ao São Paulo para Audi Cup

Felipe Faro, superintendente de futebol do Santos (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)Felipe Faro, superintendente de esportes do Santos
(Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)

O anúncio da participação do São Paulo na Audi Cup 2013, competição internacional que reunirá Bayern de Munique, Milan e Manchester City na Alemanha, entre os dias 31 de julho e 1º de agosto, pegou o Santos de surpresa.

Por meio do superintendente de esportes Felipe Faro, o clube alega ter sido convidado muito antes do Tricolor, no fim do ano passado, mas teria sido vetado pela CBF de participar. Por isso, o Peixe reclama do que chama de "tratamento desigual" da entidade em relação aos dois times.

- Eles (Audi) queriam o Santos, fomos convidados primeiro. Fizemos o pedido formal à CBF e mandamos dois ofícios. Conversamos com o Marco Polo (Del Nero, vice-presidente da CBF e presidente da FPF) e não foi liberado, pois teriam de alterar dois jogos nossos (no Brasileirão) assim como fizeram com o Internacional, em 2011 - diz Faro.

- E me causa surpresa o anúncio de que o São Paulo vai participar. Não é uma competição oficial, até por isso não nos liberaram. É estranho a CBF ter liberado o São Paulo e não o Santos. Quer dizer: está tratando dois afiliados de maneira distinta... Queremos tratamento igual para dois afiliados da mesma importância. Particularmente, não acredito que a CBF tenha liberado. Já os questionamos e nos disseram que não liberaram (o São Paulo). Eles liberaram o São Paulo para jogar a Suruga Cup, que é uma competição oficial e a Universidad do Chile jogou ano passado - completa o dirigente.

Faro valoriza o torneio, realizado a cada dois anos e que está na sua terceira edição. Ele lamenta a ausência alvinegra na competição e diz que o Santos se sentiu muito honrado pelo convite. O dirigente afirma que o time gostaria de participar, para seguir expandindo a marca do clube pelo mundo.

Na edição 2011 da Audi Cup, o Internacional foi eliminado na semifinal pelo Barcelona, que, à época, venceu o Bayern por 2 a 0. Em 2009, o Boca Juniors também foi eliminado na semi.

Neste ano, o Tricolor, representante sul-americano, ganhou destaque no site oficial do clube alemão por suas conquistas nacionais e internacionais. Além dos títulos, dois jogadores foram enaltecidos: o meia Paulo Henrique Ganso, e o zagueiro Lúcio, que passou pelo clube alemão.

Vale lembrar que o São Paulo tem outro compromisso fora do Brasil alguns dias depois da Audi Cup. Em 7 de agosto, no estádio Kashima Soccer, o Tricolor encara o Kashima Antlers, campeão da Copa da Liga Japonesa, pela Suruga Cup. A competição reúne o vencedor da liga do Japão e da Copa Sul-Americana.